Portugal regressa ao espaço 30 anos depois com contributo da EEUM

Portugal lançou o satélite MH-1 para o espaço nesta segunda-feira, dia 04 de março, três décadas depois de o primeiro aparelho português ter ido para o espaço.

O Aeros MH-1, um nanossatélite de 4,5 quilos, descolou às 22h05 base da SpaceX, na Califórnia (Estados Unidos da América) e seguiu num foguetão Falcon 9.  Estará posicionado a 510 quilómetros do Planeta Terra, acima da Estação Espacial Internacional, e terá como missão observar o oceano Atlântico para acompanhar a biodiversidade marinha e vigiar a evolução da temperatura marítima face as alterações climáticas.

O projeto é formado por um consórcio entre 12 empresas, universidades e institutos de pesquisa, nomeadamente a Universidade do Minho, do Porto, do Algarve, Edisoft, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), MIT, DSTelecom, SpinWorks, Instituto Superior Técnico, Instituto do Mar, AIR Centre e Colab +Atlântico.

A instituição minhota teve mão no projeto, sobretudo no desenvolvimento de novos sistemas com base em materiais inteligentes, no desenvolvimento da aquisição e tratamento de dados espectrais para a monitorização oceânica, e no desenvolvimento e aplicação a casos de uso.

Eduardo Pereira e Tiago Miranda, investigadores do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), e os estudantes Pedro Pinto e Jorge Rocha estiverem envolvidos neste projeto. Eduardo Pereira viajou para a Califórnia para marcar presença no lançamento do Aeros MH-1. Numa fase inicial do projeto esteve também envolvida Marisa Pinheiro, como pos-doc da Escola de Engenharia.

O satélite denomina-se MH-1 em homenagem a Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que foi um dos impulsionadores do projeto enquanto esteve em funções.

FONTE: Mais Guimarães