Projeto desenvolvido na Escola de Engenharia vence Prémio Tecnologia e Inovação

O Projeto V2X – “Vehicle to Everything Communication” – desenvolvido numa parceria entre a Bosch Car Multimedia e Universidade do Minho (Centro Algoritmi/Grupo Computer Communications and Pervasive Media) – coordenado por Alexandre Santos e António Costa, investigadores do Grupo de Comunicações e Redes do Departamento de Informática (Departamento de Informática), foi declarado vencedor do Prémio Tecnologia e Inovação na 39.ª edição do Seguro Directo, Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022.

A equipa do Projeto V2X (vertente do EasyRide) integrou ainda, pela UMinho, os investigadores Bruno Dias e  Joaquim Macedo (Lab Computer Communications and Networks, Departamento de Informática), Maria João Nicolau (Lab Urban Computing, Departamento de Sistemas de Informação) e os bolseiros Bruno Ribeiro, Fábio Gonçalves, João Simões e Óscar Gama, para além de vários colaboradores da Bosch Car Multimedia.

Selecionado como um dos 7 finalistas – entre “um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor”, o Projeto V2X foi apreciado e posteriormente votado pelos vinte jurados tendo sido anunciado o vencedor do Prémio Tecnologia e Inovação desta 39.ª edição, cuja gala ocorreu no dia 08 de Março de 2022, numa organização SIC Notícias e Expresso.

Toda a informação relativa a este prémio pode ser consultada em: https://expresso.pt/iniciativaseprodutos/carro-do-ano/2022-03-22-Peugeot-308-e-o-novo-Carro-do-Ano-em-Portugal-e0358755