Rosa M. Vasconcelos toma posse como Provedora do Estudante

Rosa Vasconcelos, professora do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, tomou posse no dia 4 novembro, como Provedora do Estudante da UMinho, numa cerimónia que teve lugar no salão nobre do Museu Nogueira da Silva, em Braga.

Mostrando-se honrada com o convite feito pela Associação Académica da Universidade do Minho para se candidatar ao cargo, Rosa Vasconcelos, foi eleita pelo Conselho Geral da UMinho, no passado dia 21 de Outubro. Sucede, no cargo, a Paula Martins, e prometeu apostar na divulgação de informação institucional e ouvir mais os alunos da academia.

Rosa Vasconcelos revelou que “o Provedor (do Estudante) deve ser um bom comunicador, persistente na procura de caminhos alternativos, disponível, e que exerça com discrição o seu cargo. Deve ser alguém com credibilidade e experiência em cargos de gestão. Trabalharei na procura e aprofundamento destas qualidades”.

A recém-empossada Provedora do Estudante apontou como objetivos a divulgação de informação institucional, além da “relação de confiança com os estudantes. Avaliar as queixas e as reclamações dos estudantes, de acordo com a razão que assiste a cada um. Propor aos órgãos competentes a melhoria dos serviços prestados à comunidade. Procurarei ser uma Provedora pró-activa”.

O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, destacou como prioridade da acção da nova Provedora do Estudante, a aposta na integração dos alunos: “Nós temos uma comunidade estudantil heterogénea e deve fazer assumir a questão da inclusão como necessidade primeira. Contradições e tensões são uma realidade. Começamos a confrontar-nos na instituição com situações de conflito, que resultam da alteração do perfil do corpo de estudantes. É aqui que o Provedor ganha um papel acrescido.”

O presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, destacou que os estudantes estão presentes em vários organismos da UMinho, desde o Senado ao Conselho Geral, mas ainda assim “há pouca voz da comunidade estudantil. É fundamental um Provedor do Estudante, porque responsabiliza a universidade na mediação de conflitos e porque atribui aos estudantes uma nova dimensão institucional.”

O presidente do Conselho Geral da UMinho, Luís Valente de Oliveira, por sua vez, apontou a “necessidade de defender valores” e de “comunicar as regras com clareza”, como sendo as principais tarefas a desempenhar pela Provedora do Estudante. Valente de Oliveira frisou que Rosa Vasconcelos tem a confiança das unidades que compõem a UMinho.

Rosa Vasconcelos é professora associada do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Licenciada em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, doutorou-se em Engenharia Tecnologia e Química Têxtil pela Universidade do Minho. Entre 1996 e 2010, foi presidente do Conselho de Cursos de Engenharia. Foi ainda presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia de 2010 a​ 2019. É desde 2015 membro do board of governors da IEEE Education Society.​