Semana da Ciência e Tecnologia CEB 2023

Entre os dias 20 e 25 de novembro, o Centro de Engenharia Biológica e o Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (CEB-DEB-UMinho) abriram as portas à edição de 2023 da Semana da Ciência e Tecnologia, uma iniciativa promovida pelo Programa Ciência Viva.

Esta iniciativa destina-se ao público escolar e à comunidade em geral, de forma a que todos sintam que fazem parte do mundo da Biotecnologia e Bioengenharia, fomentando uma aproximação à investigação científica.

O programa da semana consistiu nas seguintes iniciativas:

PEQUENOS CIENTISTAS – Durante o dia 20 de novembro foram desenvolvidas pequenas atividades científicas, onde os mais pequenos tiveram oportunidade de viajar pelo mundo dos microrganismos – os nossos maiores aliados.

CEB EM EXPOSIÇÃO – No dia 22 de novembro, a Casa do Conhecimento de Vila Verde abriu portas para uma experiência única de descobertas científicas. Ao longo de todo o dia, investigadores do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho, expuseram projetos e experiências fascinantes. Esta foi uma oportunidade de ver o mundo da Biotecnologia e Engenharia Biológica a ganhar vida. Além disso, esta exposição é um lugar onde os alunos podem descobrir tópicos do seu interesse, que podem influenciar as suas escolhas académicas no futuro.

Simultaneamente, investigadores do CEB apresentaram temas científicos numa variedade de palestras. Desde a Biotecnologia e Bioengenharia alimentar, industrial, ambiente e aplicada à saúde, houve temas de interesse para todos. Essas palestras podem abrir portas para novas perspetivas e inspirar futuras carreiras no campo da ciência.

As palestras que serão realizadas durante o evento, estiveram disponíveis para assistir remotamente através da rede de Casas do Conhecimento, permitindo que interessados que não pudessem estar presentes fisicamente, tiveram oportunidade de acompanhar essas palestras e participar ativamente nestas palestras.

CEB TALK – Aberta a toda a comunidade, a CEB Talk2023, aconteceu no dia 23 de Novembro, na FNAC do Braga Parque, e foi uma sessão que reuniu alguns dos investigadores mais conceituados do Centro de Engenharia Biológica, para um momento de descontração e descomplicação de conhecimentos sobre as suas áreas de investigação.

Débora Ferreira: “Super (bio)partículas no combate ao cancro”

Salomé Duarte: “Super-microrganismos que transformam resíduos em energia”

Carlos Costa: “Micróbios: os pequenos gigantes que criam grandes fábricas”

OPEN DAY @ CEB-ESCOLAS – No dia 24 de novembro, as escolas foram convidadas a explorar o mundo da ciência e tecnologia através de visitas aos nossos laboratórios. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os investigadores, e vivenciar atividades que demostram os princípios da Engenharia Biológica. Este é um evento que inspira os jovens e promove o interesse e compreensão das inovações científicas, proporcionando às escolas uma visão privilegiada do trabalho que acontece nos laboratórios.

OPEN DAY @ CEB – No dia 25 de novembro, a comunidade em geral teve a oportunidade de ver de perto a investigação que se desenvolve no Centro de Engenharia Biológica.

VISITA VIRTUAL AO CEB: UMA VISITA AO MUNDO DA BIOTECNOLOGIA E BIOENGENHARIA – Esta visita ao Centro de Engenharia Biológica (CEB) tem como objetivo levar os participantes a descobrir o nosso mundo – o da biotecnologia, nas suas mais diversas vertentes, contactando virtualmente com as diferentes realidades dos nossos laboratórios de investigação.