Semana da Escola de Engenharia 2019

A Semana da Escola de Engenharia contou com debates, visitas de estudo, workshops e entregas dos diplomas

Celebrando o 44º aniversário da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, decorreu no dia 6 de fevereiro, no Auditório Nobre do Campus de Azurém, com o tema “Desafios 4.0”, inserido na Semana da Escola, com o mesmo tema, que decorreu entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro. O debate lançou o tema sobre os grandes desafios da EEUM, nomeadamente a sua ligação ao tecido empresarial, a construção de carreira/profissão dos seus estudantes, a mobilidade e o alojamento estudantil e o futuro do ensino superior em Portugal. O painel contou com as intervenções de Carlos Mineiro Aires, bastonário da Ordem dos Engenheiros, Sven Ost, do conselho de administração da Bosch Car Multimedia, Jorge Batista, co-CEO da Primavera BSS, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Miguel Bandeira, vereador da Câmara Municipal de Braga, além de João Monteiro, presidente da EEUM.

Mais de 3000 oportunidades de trabalho, estágios de verão e dissertações em empresas foram apresentadas no Dia do Emprego, Campus de Azurém, no dia 5 de fevereiro. As propostas chegaram de mais de 90 empresas, como a BorgWarner, Bosch, Sonae Arauco, ZF Group, Accenture, Continental, Leica, APTIV e Jerónimo Martins. O Dia do Emprego contou, ainda, com stands de empresas, sessões informativas, entrevistas pessoais e detalhes sobre bolsas e projetos no país e no estrangeiro.

Além do debate, durante a semana houve espaço para sessões de esclarecimento junto de psicólogos e pais/encarregados de educação. O acesso ao Ensino Superior e os serviços de apoio nas Universidades, bem como as oportunidades de carreira e as saídas profissionais são, por vezes, temas pouco debatidos a nível do Ensino Básico e Secundário, sobretudo numa área tão específica como a Engenharia. Com esta sessão, a Escola de Engenharia teve como objetivo desconstruir estes temas e elucidar os agentes educativos, para que possam também esclarecer melhor os estudantes.

O evento incluiu ainda atividades dedicadas aos futuros alunos, atualmente a frequentar escolas secundárias. Durante este dia, os alunos visitaram os diversos departamentos da Escola de Engenharia, onde puderam conhecer – de forma particular – cada uma das áreas científicas.

A Semana da Escola de Engenharia ficou também marcada com a Cerimónia de Graduação, onde foram entregues os Livros de Graduação, Diplomas de Curso e os Prémios de Mérito.

A Semana da Escola de Engenharia constitui o evento por excelência de divulgação da EEUM junto da comunidade académica, da população estudantil do ensino secundário e da sociedade em geral.

+ info: https://www.eng.uminho.pt/pt/semanadaescola