Tomada de Posse da Nova Equipa Diretiva do Departamento de Engenharia Têxtil

Jaime Isidoro Naylor Rocha Gomes, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Têxtil da EEUM, foi eleito diretor do Departamento de Engenharia Têxtil para o biénio 2019-2021, no passado dia 12 de fevereiro. A equipa da direção conta ainda com António Pedro Garcia Valadares Souto, Professor Auxiliar do DET, como diretor-adjunto.

No seu discurso, o professor Jaime Rocha Gomes mencionou os vários condicionamentos, transversais a todos os departamentos da Escola de Engenharia, referindo que “o assumir deste mandato não será uma tarefa fácil”, mas que espera uma maior motivação de todos os colaboradores. Ainda neste sentido referiu, também, estar focado na aceleração do processo de abertura de vagas no departamento: “se as pessoas souberem que têm um lugar que podem ocupar, poderão ter mais motivação”.

Por sua vez, o Presidente da EEUM Professor João Monteiro manifestou inteira disponibilidade e abertura da Presidência para discutir todos os problemas com que o departamento se depare. Referiu, no seguimento do mencionado pelo novo diretor do DET, que “um Departamento, tal como um Centro, é como um corpo, tem que funcionar como um todo e, para isso, é essencial que haja sempre motivação”. Sublinhou a importância que a Licenciatura e 2º ciclos nas áreas de Design tiveram nos rácios e nº de alunos que atualmente o Departamento tem e afirmou que “temos capacidade de crescer. São duas apostas: o Curso de Licenciatura e Mestrado Integrado são absolutamente essenciais para o Departamento. O desafio próximo que se coloca é o fim do Mestrado Integrado (…) Há uma grande reflexão que o Departamento deve fazer e a Presidência tem uma opinião: quer o Curso de Engenharia de Polímeros, quer o Curso de Engenharia Têxtil deveriam manter-se como Licenciaturas de 1º ciclo, qualquer que seja o formato que venham a ter e não enveredarmos por caminhos que permitam que estas licenciaturas possam aparecer copiadas em Politécnicos e com pior qualidade. Essa é a nossa opinião, mas o debate deve ser feito no Departamento e nós aceitá-lo-emos tal qual ele venha a ser, obviamente, em Conselho Científico.” Terminou reafirmando a disponibilidade da Presidência da EEUM para a resolução de problemas e fazendo menção à história recente do mesmo: “Enquanto estiver aqui, estou disponível para ajudar a resolver problemas, como estive durante estes seis anos, em que o departamento passou por fases muito complicadas, incluindo uma fase em que quase era extinto administrativamente e a Presidência da EEUM não o permitiu. Vale sempre a pena recordar algumas coisas da História: a 6 de junho de 2013, isso foi uma possibilidade para o Departamento de Engenharia Têxtil e foi travado pela Escola de Engenharia. Enquanto eu estiver aqui, repito e reafirmo, podem contar connosco para o que for preciso”.