A edição 2025 do VEM – Vamos Experimentar a UMInho, com o título da atividade: Engineering for a better Future, contou com a presença de 30 estudantes, das escolas da região, oriundos de 10 cidades, e de 14 escolas. A distribuição pelas 10 cidades foi a seguinte Barcelos 8 estudantes, Guimarães 5 estudantes, Braga 5 estudantes, Vila Verde 3 estudantes, Vizela, 3 estudantes, Póvoa de Lanhoso 2, e finalmente de Amares, Esposende, Ponte de Lima e Vila Nova de Famalicão, 1 estudante. Já a distribuição das Escolas de origem dos estudantes foi a seguinte: Escola Básica e Secundária Vale D’Este, Viatodos (4 estudantes), Escola Secundária Alcaides de Faria (3 estudantes), Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso (3 estudantes), Escola Secundária de Vila Verde ( 3 estudantes), Escola Secundária Carlos Amarante (3 estudantes), Agrupamento de Escolas Santos Simões (2 estudantes), Colégio João Paulo II (2 estudantes), Escola Básica e Secundária de S. Bento, Vizela (2 estudantes), Escola Secundária de Barcelos (2 estudantes), Escola Secundária de Caldas de Vizela (2 estudantes), Escola Básica e Secundária de Arga e Lima ( 1 estudante), Escola Secundária Henrique Medina: ( 1 estudante), Escola Secundária de Amares ( 1 estudante), Escola Secundária de Maximinos ( 1 estudante).
As atividades de engenharia foram multidisciplinares, e fora, selecionamos 2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que mais atraem os estudantes para a escolha dos seus cursos: ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura).
A multidisciplinariedade na engenharia é por isso uma condição essencial para gerar impacto real na sociedade. Nesta atividade falamos de competências transversais como comunicação, liderança, ética, design funcional e sustentabilidade, temas que já serão parte integrante das carreiras no futuro, com atividades facilitadas por empresas e especialista de recursos humanos. Quanto às competências técnicas e humanas do Engenheiro/Engenheira, foi explicado que estes têm de estar sempre prontos para a inovar e melhorar o futuro.
Sobre as atividades laboratoriais realizadas para o tema: Saúde e Bem-Estar destacamos:
“Fibras medicinais”, “Vírus que Matam Bactérias”, “Projetos em Hospitais”, “Jogo da Logística”,
Sobre as atividades laboratoriais realizadas para o tema Indústria, Inovação e Infraestruturas, destacamos: “Viagem ao mundo dos Sistemas de Informação”, “Alternativas Sustentáveis aos Detergentes” “Isolamentos sustentáveis”, “Um Projeto Industrial – Continental”, “Polímeros na Indústria
Algumas atividades foram comuns a todas as áreas de Engenharia, como as “experiências eletrónicas”, conhecer a Fórmula Student (competição de carros de várias Universidades) e ainda tiveram oportunidade de participar na atividade solidária: “Share a Toy”- projeto que dá nova vida aos brinquedos, que depois serão entregues a crianças carenciadas este Natal.
Mais uma vez o ambiente foi de “experimentar”, mas as escolhas dos cursos já se tornaram muito sérias para estes estudantes de 11º e 12º ano, com as melhores médias da região. Recorde-se que esta atividade é um prémio exclusivo da UMinho aos melhores estudantes da região.