Artigo de autoria de Investigadores do HASLab apresentado no EuroSys 2020

O artigo “State-Machine Replication for Planet-Scale Systems“, da autoria de Vitor Enes e Carlos Baquero, investigadores do Haslab, em colaboração com investigadores da Universidade de Nantes, Télécom SudParis e IMDEA Software Institute, foi apresentado na 15ª Conferência Europeia de Sistemas Informáticos ACM (EuroSys 2020), uma conferência de alto nível na área das aplicações informáticas intensivas.

Este artigo apresenta o Atlas, um novo protocolo de consenso adaptado para aplicações à escala planetária. O consenso é essencial nestas aplicações uma vez que muitos dos seus componentes subjacentes, tais como núcleos de coordenação como o Apache Zookeeper ou bases de dados críticas como o Google Cloud Spanner, exigem as fortes garantias de consistência que este oferece. Com a Atlas, os clientes gozam da mesma qualidade de serviço independentemente da sua localização geográfica e o desempenho melhora à medida que os sites são adicionados mais perto dos clientes.

É importante realçar que a EuroSys é uma conferência de alto nível na área das aplicações de dados intensivos, e recebeu a classificação A do ranking CORE australiano, tendo a edição de 2020 sido realizada com uma conferência virtual (online) nos dias 27-30 de Abril de 2020.