14ª edição da RoboParty reuniu centenas de jovens no campus de Azurém

A 14ª edição da RoboParty que decorreu nos passados dias 7 a 9 de Abril na Universidade do Minho em Guimarães, contou com mais de 400 jovens com mais de 100 equipas inscritas, com os robôs todos construídos e em pleno funcionamento.

Na sessão de abertura esteve presente o Reitor da Universidade do Minho, Professor Rui Vieira de Castro, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, bem como outras individualidades, que salientaram a importância deste evento quer a nível tecnológico, quer a nível educacional, pela idade jovem dos participantes e da sua importância para o seu futuro.

O evento teve uma primeira formação sobre “construção da placa controladora e soldadura de componentes eletrónicos”, à qual se seguiu a entrega dos componentes eletrónicos e mecânicos para construção do Kit 100% português e compatível com Arduino, Bot’n Roll ONE A, desenvolvido pela botnroll.com. Posteriormente os participantes deram início à construção do robô e, em poucas horas, este já estava montado pela maior parte das equipas. Os participantes puderam, em paralelo, desfrutar de algumas atividades lúdicas e desportivas como torneio de ténis de mesa, basquetebol, jogos tradicionais, torneio de xadrez, entre outras.

Após o jantar houve uma atividade de entretenimento, com as tunas Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho e a Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho. Os participantes continuaram a trabalhar noite dentro e uma boa percentagem ficou mesmo a noite toda a trabalhar, tal era a vontade de ver o robô construído. Quem cedia ao cansaço descansava em saco-cama e em colchões disponibilizados para o efeito no próprio local, numa área do pavilhão denominado RoboHotel.

No segundo dia, decorreu a formação sobre programação de robôs “Arduino IDE” e de seguida os participantes começaram a programar o seu Bot’n Roll ONE A. Esta linguagem foi muito apreciada e facilmente aprendida. Os professores inscritos na formação acreditada assistiram à aula de Desenho CAD e impressão 3D, e ainda assistir à formação sobre Simulação Gráfica de Robôs com o software CoppeliaSim. Houve ainda tempo para jogar basquetebol, e outros jogos tradicionais.

Da parte da tarde os robôs já estavam programados, e decorreram dois desafios robóticos

“Obstáculos” e “Race of Champions”. Alguns participantes ainda conseguiram manter-se acordados durante a segunda noite, embora em menor número. No terceiro dia de manhã, decorreu o desafio surpresa “RoboParty Fun Challenge”, onde cada robô tem de empurrar dezenas de bolas de ténis de mesa para o campo adversário, dependendo esta prova não apenas do robô mas também da destreza do participante.

Após o almoço na cantina da Universidade do Minho, deu-se início ao desafio de Dança, com muito público a assistir, e onde praticamente todas as equipas participaram, o que demonstra o grau de sucesso na construção dos robôs. Aqui os participantes mostraram a sua imaginação e criaram robôs que dançavam ao ritmo da música. Um júri composto por oito elementos deu a sua classificação. No final, foi tirada uma foto a todos os robôs. Por fim decorreu a entrega dos prémios aos três primeiros classificados de todos os desafios desportivos e robóticos.

Importa realçar que a RoboParty deu formação certificada a 62 professores no total, com 30 horas de formação, 1.2 unidades de crédito, através do Centro de Formação Francisco de Holanda. Destaca-se ainda o empenho dos cerca de 100 voluntários alunos de Electrónica Industrial, mecânica e mecatrónica e o envolvimento de vários patrocinadores.

Este evento é organizado pela Universidade do Minho (Laboratório de Automação e Robótica da Escola de Engenharia) e pela botnroll.com (spin-off da Universidade do Minho).

Toda a iformação acerca deste evento pode ser encontrada em: https://www.roboparty.org/