Verão no Campus 2022 acolhe nos campi 300 alunos do secundário

A Universidade do Minho acolheu de 18 a 22 de julho 336 jovens do ensino secundário de todo o país, no âmbito do programa científico “Verão no Campus” (VnC). Os participantes vieram dos distritos de Braga, Aveiro, Beja, Bragança, Funchal, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu. Nos laboratórios e nas cidades de Braga e Guimarães tiveram o apoio de 33 monitores e mais de 50 investigadores/professores da UMinho.

O VnC pretende auxiliar os alunos inscritos do 10º ao 12º anos na escolha de um curso superior, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação. No âmbito das atividades propostas foi possível, por exemplo, manipular genomas em plantas, construir uma escultura, realizar um julgamento, aplicar robótica na navegação autónoma, falar diversas línguas, simular um parto, experimentar biomateriais, entre outros. Os futuros universitários puderam ainda conhecer as cidades onde está situada a UMinho, além de travar conhecimento e conviver com colegas de diversas regiões do país.

Este ano assinalou-se a 14ª edição de um evento que já conheceu mais de 4000 jovens de quatro continentes, desde a sua primeira edição, em 2009.

A iniciativa começou na segunda-feira de manhã, com sessões de apresentação em cada uma das escolas/institutos que acolheram as atividades. A sessão de encerramento decorreu na sexta-feira, dia 22, no auditório A1 do campus de Gualtar (Braga), a que se seguiu um momento de convívio informal no campo das Oliveiras.

O Programa da Escola de Engenharia envolveu vários departamentos e centros de investigação que ofereceram as seguintes atividades a cerca de 95 alunos:

– A Engenharia Química e Biológica: A Engenharia ao Serviço da Sociedade (programa composto por vários workshops e atividades em laboratório);

– A Engenharia Biomédica: A Engenharia ao Serviço da Saúde (programa composto por vários workshops e atividades em laboratório);

– Computação Sem Fronteiras (programa composto por vários workshops);

– Plásticos: Os Materiais do Nosso Futuro (programa composto por várias atividades);

– A Engenharia e Gestão Industrial: Um Passo em Frente na Sustentabilidade (programa composto por várias atividades);

– Tomorrow Needs Engineering:  programa no qual estiveram presentes as Engenharias Civil, Mecânica, Gestão de Sistemas de Informação, Eletrónica Industrial e Computadores, Telecomunicação e Informática, e Têxtil, com o objetivo de esclarecer duvidas relativas às várias áreas de engenharia, demonstrar a multidisciplinariedade das mesmas e a importância de cada uma para um melhor amanhã.

O programa integral organizado pela Escola de Engenharia encontra-se disponível aqui.