Apresentações e experiências nos setores alimentar, da saúde, ambiental e industrial marcaram a iniciativa
Observar os microrganismos e os materiais que nos ajudam a limpar o ambiente, criar super fábricas de microrganismos, descobrir quais as bactérias que produzem energia biológica e aprender a controlar as infeções hospitalares foram algumas das atividades do Open Day do CEB. Os 16 laboratórios de um dos maiores Centros de investigação da UMinho vão abrir-se à população bracarense para mostrar o que de melhor se faz no campo da biotecnologia e bioengenharia. Sábado, dia 30, entre as 14h30 e as 17h30, o Centro acolherá todos os visitantes que queiram experimentar e conhecer mais de perto o ambiente científico.
As visitas decorreram no Campus de Gualtar, em Braga, onde foram feitas várias apresentações e experiências, referentes às diversas linhas de investigação do Centro, com aplicação nos setores da saúde, ambiental, industrial e alimentar. Ao longo da tarde foram lançados desafios e surpresas, onde foram dadas as respostas para as mais variadas perguntas de âmbito científico.
O Open Day, inserido na Semana Ciência e Tecnologia, é o culminar de um conjunto de iniciativas e workshops, organizados pelo CEB e dirigidos a alunos do 1º, 2º, 3º ciclo e ensino secundário. Com o principal objetivo de os aproximar da realidade da investigação científica, esta Semana possibilita aos “miúdos e graúdos” embarcar na aventura do conhecimento da Biotecnologia e Bioengenharia, colocar as “mãos na massa” e inteirar-se daquilo que é o dia a dia de um investigador.