fbpx

DeepLearning 2022 Spring em Guimarães coorganizado pelo Centro ALGORITMI

Realiza-se pela primeira vez em Guimarães a edição primaveril deste prestigiado evento do IRDTA – Institute for Research Development, Training and Advice.

Ao final da manhã do dia 18 de abril, Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença no evento DeepLearning 2022 Spring, inteirando-se da evolução dos trabalhos deste importante evento internacional, organizado pelo IRDTA – Institute for Research Development, Training and Advice (Bruxelas/Londres). Trata-se de um evento que funciona como uma escola internacional em matérias de Deep Learning (aprendizagem estruturada profunda).

A aprendizagem profunda é uma técnica de aprendizagem computacional que ensina os computadores a fazer o que é natural para os humanos (aprender pelo exemplo), sendo uma tecnologia-chave para casos como o da condução autónoma de veículos ou o controle por voz de dispositivos de consumo, entre outros.

Domingos Bragança destacou a importância da realização de um evento desta natureza em Guimarães, numa altura em que já é conhecida a aprovação de um novo curso de Ciência dos Dados que funcionará na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e numa época em que os dados se revelam fundamentais para a inovação tecnológica e imprescindíveis para a tomada de decisão em diversas áreas da atividade humana. O Presidente da Câmara congratula-se que Guimarães tenha sido escolhida para o evento de Primavera, juntando-se às cidades de Luleå, Suécia (Outono), e Las Palmas, Gran Canaria (Verão), sinal de que a aposta da autarquia num desenvolvimento que tem como um dos pilares a Ciência não está a passar despercebida.

O evento desenrolou-se entre 18 e 22 de abril, em Guimarães, o que acontece pela primeira vez, sendo também o primeiro a realizar-se nos meses de Primavera. A coorganização está a cargo do Centro Algoritmi (UMinho), do LASI Laboratório de Associado de Sistemas Inteligentes (UMinho), da Escola de Engenharia (UMinho), da Universidade Rovira i Virgili, de Tarragona, Catalunha, e do Município de Guimarães. Pertencem ao comité organizador Dalila Durães, José Machado e Paulo Novais, da UMinho, Carlos Martín-Vide, da Universidade Rovira i Virgili, e Sara Morales e David Silva, do IRDTA.

Para um programa de 5 dias, estiveram reunidos no Hotel de Guimarães participantes de 27 países (19 países europeus), dos 5 continentes, dos quais destacamos África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, E.U.A., Líbano, Marrocos, Rússia e Turquia. As aulas, em formato híbrido (presencial e através de streaming), são ministradas por reputados especialistas, com destaque para os Keynote Speakers Kate Smith-Miles, Universidade de Melbourne, Miahi Surdeanu, Universidade do Arizona, e Zhongming Zhao, Universidade do Texas.

Mais informações em https://irdta.eu/deeplearn/2022sp/

FONTE: CMG