fbpx

Dia Mundial da Criatividade coordenado por aluna da EEUM

Aluna da UMinho coordena iniciativa no Minho desde 2020. Evento chega a 82 cidades em todo o mundo.

O Dia Mundial da Criatividade é celebrado de 20 a 22 de abril, com mais de 2200 atividades gratuitas em 82 cidades de todo o mundo, como no Brasil, China, Nigéria e Reino Unido. Em Portugal passa por Braga, Fundão, Lisboa e Porto.

Na capital do Minho o programa incluiu 50 atividades, com nomes como o youtuber Tiago Lopes, o ator Joca Humor, a futsalista Beatriz Carneiro, o gestor José Carlos Pereira, o embaixador de economia criativa Vinnie de Oliveira, a politóloga Sabrina Medeiros, o comunicador Paulo Salgado, a designer Valesca Bender, o inovador Jorge Saraiva e o fundador da Escola do Empreendedor Rui Pinheiro. A abertura decorreu na quarta-feira, com o professor e roboticista Gil Giardelli, que lançou em simultâneo o I Congresso Luso-Brasileiro de Futuros. O programa global teve o tema “Celebrar a vida” e pode ser visualizado em www.worldcreativityday.com .

“Queremos virar a página de dois anos de pandemia. Neste que é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, mobilizamos agentes e cidadãos que querem uma mudança positiva para vencermos os desafios e vivermos com alegria”, diz a responsável do evento em Braga, Valesca Bender, apelando à adesão do público. O seu trabalho desde 2020 neste projeto já lhe deu o título de líder “Superação Internacional” e “Cidade Transformação”. A aluna de mestrado em Design de Comunicação na Escola de Engenharia da UMinho é ainda fundadora da Figital.cc, embaixadora nacional da Innovators Community e membro do conselho consultivo da Rede de Economia Criativa do Brasil, entre outros cargos.

O Dia Mundial da Criatividade foi instituído pela ONU em 2017, valorizando a sua importância na resolução de problemas e no desenvolvimento sustentável. O brasileiro Lucas Foster fundou o movimento ligado ao World Creativity Day, que agrega educadores, empreendedores, tecnólogos, decisores, investigadores, organizações e a sociedade civil. O seu objetivo é incentivar a criatividade e o empreendedorismo como meio para trazer mais qualidade à experiência de vida das pessoas.