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8 alunos da EEUM no Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2021

Na passada sexta-feira, dia 12 de novembro, decorreu da parte da tarde, no campus de Gualtar, a apresentação dos 20 melhores projetos a concurso, os quais se encontravam divididos por 3 painéis de avaliação, dois dos quais nas áreas de Ciências e Engenharia e outro nas áreas de Ciências Sociais e Humanas.

Este Prémio promovido pela Reitoria, em articulação com os centros de investigação, permitiu ao longo dos últimos meses que estudantes de licenciatura e dos primeiros anos de mestrado integrado desenvolvessem projetos científicos inseridos em equipas de investigação de reconhecido mérito e, assim, pudessem conhecer por dentro os contextos em que se faz ciência.

No Painel 1, Ciências e Engenharia 1, estiveram presentes:
Maria Gabriela Jordão Oliveira, aluna da Licenciatura em Engenharia Física, que apresentou o projeto “Sistemas quânticos abertos e fechados em ótica quântica e matéria condensada”, realizado no Centro de Física sob a orientação de Nuno Miguel Machado Reis Peres;
Miguel Caçador Peixoto, aluno da Licenciatura em Engenharia Física, apresentou o projeto “Deteção de anomalias como ferramenta para descoberta de nova física no Large Hadron Collider do CERN”, realizado no LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental, sob a orientação de Nuno Castro Miguel Romão;
Gabriela Fernandes de Antas de Barros Oliveira, aluna de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, apresentou o projeto “Modelação física da propagação de incêndios florestais”, realizado no centro ALGORITMI, sob a orientação de Senhorinha de Fátima Capela Fortunas Teixeira;
Pedro Simão Nunes Ferreira, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, apresentou o projeto “Integração de um Sistema de Estimulação Vestibular Galvânica de 4 polos com um Sistema de Realidade Virtual”, realizado no CMEMS – Center for MicroElectroMechanics Systems, sob a orientação de Cristina Manuela Peixoto Santos;
E João Emanuel Lavinas Gomes Lopes, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, apresentou o projeto “Desenvolvimento e caracterização ótica de fantomas que mimetizem os tecidos humanos”, realizado no CMEMS – Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos, sob a orientação de Susana Catarino.

No Painel 2, Ciências e Engenharia 2, estiveram presentes:
Magda Mendes Duarte, aluna de Licenciatura em Engenharia Física, que apresentou o projeto “Muografia de um Edifício”, desenvolvido no LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental, sob a orientação de Raul Sarmento Sofia Andringa;
Filipe Manuel Sá Barbosa, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, apresentou o projeto “Estudo do escoamento e da transferência de calor de nanofluidos para o arrefecimento de painéis solares fotovoltaicos”, desenvolvido no METRICS – Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos, sob a orientação de Reinaldo Rodrigues de Souza;
E Sara Gonçalves Gören, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, apresentou o projeto “Desenvolvimento de um concentrador solar de elevada eficiência”, desenvolvido no METRICS – Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos, sob a orientação de José Carlos Fernandes Teixeira e Flávia Vieira Barbosa.

Todos os projetos e respetivas apresentações foram avaliados por júris constituídos por especialistas das respetivas áreas cientificas, tendo sido nomeados 10 vencedores, 3 dos quais, os alunos da Escola de Engenharia, Magda Mendes Duarte, Maria Gabriela Jordão Oliveira e Miguel Caçador Peixoto, que receberam o diploma e prémio pecuniário em sessão com a presença do Reitor, Rui Vieira de Castro, pelas 18h00, no campus de Gualtar.

A Escola de Engenharia felicita todos os alunos participantes e os vencedores deste prémio.

O Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica foi criado pelo Despacho RT-12/2020, com o objetivo de facultar uma oportunidade de aproximação de estudantes, do 1.º ciclo e dos três primeiros anos dos mestrados integrados, a contextos reais de investigação científica e de inserção em equipas de investigação que trabalham na criação de conhecimento novo e relevante. Pretende-se que os estudantes candidatos ao Prémio tenham a possibilidade de se envolver em atividades de investigação que fomentem o seu interesse pela ciência, sob supervisão de investigadores experientes e reconhecidos na área científica do projeto.