Projeto da To-Be-Green conduz os CTT a prémio da PostEurop

Os CTT venceram o prémio CSR Coups de Coeur 2022, da PostEurop, na categoria Ambiental, com o projeto de reciclagem de máscaras contra a Covid-19, uma iniciativa da spin-off UMinho To-Be-Green, à qual a empresa se associou em julho de 2021. De acordo com João Bento, CEO dos CTT, “dar uma segunda vida às máscaras de proteção é um projeto inovador, que promove a economia circular, através do processamento de resíduos para a criação de novos produtos.”

Em apenas um ano e meio, os CTT e a To-Be-Green reciclaram dezenas de milhares máscaras usadas pelos colaboradores da empresa, contribuindo para a redução do desperdício, com forte impacto positivo no ambiente. A comunidade é a força da mudança e é cada vez mais urgente a adoção de práticas sustentáveis. Este foi um projeto muito bem recebido dentro dos CTT, sendo mais um exemplo do nosso forte compromisso com as questões ambientais.”

O projeto de reciclagem e valorização de máscaras coordenado pela To-Be-Green, para dar uma segunda vida às máscaras descartadas habitualmente encaminhadas para aterro, foi inicialmente implementada nos Centros de Produção e Logística dos CTT de Cabo Ruivo e da Maia e no Centro de Logística e Distribuição de Taveiro, e depois alargado à sede da Empresa, em Lisboa, e ainda a dois centros de operações Expresso, o MARL e a Perafita.

As máscaras usadas e depositadas nos contentores pelos colaboradores em funções nesses locais foram posteriormente transformadas através de um processo químico, num material resistente, que foi utilizado para a criação de novos produtos, continuando o projeto a dar frutos.

O ano passado, em dezembro, mesmo a tempo de festejar a época natalícia de uma forma mais sustentável e solidária, foram produzidos os primeiros produtos – pequenos enfeites para a árvore de Natal. O projeto continuou a dar frutos e as máscaras passaram a dar vida a cabides produzidos 100% com material reciclado CTT e a outros produtos usados nas operações dos CTT.

Este projeto tem ainda o envolvimento do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, interface da UMinho com ligação às áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Biológica da Escola de Engenharia da UMinho.

Conheça este projeto da To-Be-Green, spin-off cujo fundador é docente do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da UMinho aqui.

Premio CTT

Fonte: CTT