Aluna da EEUM recebe Bolsa de Educação atribuída pelos Jogos Santa Casa

Apoio financeiro pretende reconhecer o mérito daqueles conciliam o percurso académico com a carreira desportiva.

Sete estudantes da Universidade do Minho, entre os quais Joana Cunha (Mestrado em Engenharia Industrial, Taekwondo) receberam bolsas de educação atribuídas pelos Jogos Santa Casa, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal. Este apoio financeiro pretende facilitar a conciliação do percurso académico com a carreira desportiva.

No total, foram entregues 54 bolsas, num valor total de cerca de 130 mil euros, a atletas a frequentar o ensino superior e que estejam integrados no Projeto Tóquio 2020 ou no Projeto de Esperanças Olímpicas.

Para a aluna da Escola de Engenharia e campeã europeia universitária em 2019, Joana Cunha, “Este tipo de apoios é muito importante para manter a nossa concentração naquilo que é a prática de desporto em alta competição e a frequência no ensino superior, duas atividades que requerem o nosso máximo, com elevada exigência. A taxa de atletas que abandonam os estudos diminuiu e estes prémios são uma excelente ajuda para todos aqueles que perseguem uma carreira dual com aproveitamento nas duas áreas”.

Para Carlos Alberto Videira, diretor do departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, este reconhecimento prova que o alto rendimento desportivo e os estudos superiores são mundos conciliáveis. Para o dirigente, estes atletas são o melhor cartão de visita do trabalho de promoção das carreiras duais que tem vindo a ser feito na instituição. “Somos uma verdadeira Academia de Campeões a todos os níveis”.

A cerimónia de entrega de Bolsas Jogos Santa Casa contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que afirmou haver “margem para progredir e para apoiar mais atletas”, ao mesmo tempo que lhes lançou um desafio: “que estudem e se dediquem ao desporto e ao treino de igual forma”.