António Cunha preside ao Gabinete de Crise para a Economia de Guimarães

Primeira reunião decorreu a 30 de março

António Cunha, antigo reitor da Universidade do Minho e Professor Catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros da Escola de Engenharia é o presidente do novo Gabinete de Crise para a Economia em Guimarães. O objectivo do município vimaranense passa por discutir medidas para enfrentar os efeitos desta crise.

O Presidente da EEUM, Pedro Arezes, marcou, também presença nesta primeira reunião, que decorreu na passada segunda-feira, por videoconferência. “Pandemia e crise económica” foi o tema que esteve em discussão.

“Este Gabinete de Crise, com a liderança executiva do Professor António Cunha, será uma alavanca fundamental para a coordenação de todos os esforços, europeus, nacionais e locais, para o relançamento da economia do nosso território concelhio. Partirá, na sua constituição, de múltiplos olhares sobre esta situação pandémica que vivemos. Este Gabinete de Crise terá a competência de avaliar, reavaliar, passo a passo a situação da pandemia nas suas múltiplas dimensões: saúde, social, comunitária, sendo que todas vão desembocar no estado da economia e vão condicionar o futuro de todos. Acompanhará ainda todas as medidas do governo e da União Europeia, propondo-lhes ajustamentos e novas medidas, criando sinergias locais que permitam aos Vimaranenses conseguir captar estes apoios para em conjunto resistirmos ao presente e, planearmos, prepararmos, o futuro. Terá ainda a função de propor ao município medidas adicionais, locais, nos casos onde não haja resposta central ou esta seja manifestamente insuficiente”, refere Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Ler artigo da RUM – Rádio Universidade do Minho