Primeira reunião decorreu a 30 de março
António Cunha, antigo reitor da Universidade do Minho e Professor Catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros da Escola de Engenharia é o presidente do novo Gabinete de Crise para a Economia em Guimarães. O objectivo do município vimaranense passa por discutir medidas para enfrentar os efeitos desta crise.
O Presidente da EEUM, Pedro Arezes, marcou, também presença nesta primeira reunião, que decorreu na passada segunda-feira, por videoconferência. “Pandemia e crise económica” foi o tema que esteve em discussão.
“Este Gabinete de Crise, com a liderança executiva do Professor António Cunha, será uma alavanca fundamental para a coordenação de todos os esforços, europeus, nacionais e locais, para o relançamento da economia do nosso território concelhio. Partirá, na sua constituição, de múltiplos olhares sobre esta situação pandémica que vivemos. Este Gabinete de Crise terá a competência de avaliar, reavaliar, passo a passo a situação da pandemia nas suas múltiplas dimensões: saúde, social, comunitária, sendo que todas vão desembocar no estado da economia e vão condicionar o futuro de todos. Acompanhará ainda todas as medidas do governo e da União Europeia, propondo-lhes ajustamentos e novas medidas, criando sinergias locais que permitam aos Vimaranenses conseguir captar estes apoios para em conjunto resistirmos ao presente e, planearmos, prepararmos, o futuro. Terá ainda a função de propor ao município medidas adicionais, locais, nos casos onde não haja resposta central ou esta seja manifestamente insuficiente”, refere Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.