Departamento de Engenharia Mecânica da EEUM tem nova direção

Decorreu, no passado dia 13 de novembro, na sala de reuniões da Presidência da EEUM, a tomada de posse da nova direção do Departamento de Engenharia Mecânica para o biénio 2020/2022. Raúl Fangueiro é o novo diretor de departamento, tendo Cândida Vilarinho como diretora-adjunta.

No seu discurso, Raúl Fangueiro referiu que a direção de um departamento não estaria nos seus planos aquando do inicio da sua carreira como professor universitário: “(…) olhando para trás o meu percurso tem sido construído com base nesta incerteza, nesta imprevisibilidade, nesta inquietação constante, de poder contribuir para o crescimento e afirmação da Universidade do Minho em geral, e da Escola de Engenharia em particular, a cada momento de uma forma diferente, pensando que será, obviamente, a melhor. É, pois, com espírito de missão e de responsabilidade que assumo hoje, aqui, a tarefa de liderar o destino do departamento de Engenharia Mecânica, nos próximos 2 anos.”

O novo diretor de departamento referiu contar com o apoio de todos os membros do DEM, sublinhando a colaboração dos diretores de curso e destacando o papel essencial da nova diretora-adjunta, Cândida Vilarinho: “Conto, obviamente, com a colaboração e o comprometimento de todos os elementos do DEM: docentes de carreira, docentes convidados, funcionários não docentes, investigadores, enfim, todos. Certamente que não sendo muitos, unidos com sentido de corpo, seremos sempre mais fortes. Mas conto sobretudo com a equipe que trabalhará mais diretamente comigo, com especial destaque para a professora Cândida Vilarinho, que assumirá as funções de diretora adjunta, e a quem aproveito para agradecer publicamente o facto de ter aceite prontamente o convite que lhe enderecei. Pelas suas reconhecidas capacidades técnicas e de gestão, mas também, talvez sobretudo, pela sua enorme capacidade de relacionamento interpessoal, será sem dúvida um elemento fundamental para garantir o sucesso do DEM.”

Raúl Fangueiro terminou o seu discurso agradecendo o empenho da anterior direção de departamento, e afirmando total disponibilidade para colaborar com a Presidência da Escola de Engenharia na procura de soluções para o bem-comum da comunidade académica: “Sr. Presidente da Escola de Engenharia, pode contar com o DEM como um departamento ativo na construção de uma escola de engenharia de e com futuro. Também neste caso o espirito colaborativo será certamente a base para encontrarmos soluções de compromisso que respondam aos anseios de todos.”

Por sua vez o Presidente de Escola começou por felicitar a nova direção, e agradecer à anterior direção do departamento de Engenharia Mecânica sublinhando saber que nem sempre o reconhecimento é proporcional às exigências da função: “a todos queria agradecer porque de facto muito deste trabalho é trabalho que nem sempre tem o reconhecimento proporcional àquilo que se nos exige, em termos de horas e em termos de esforço, e às vezes dedicação pessoal e portanto, sobretudo ao José Carlos e ao Delfim, e personalizo em vocês exatamente esse trabalho, mas agradecer-vos por aquilo que foi o vosso papel na defesa do DEM mas também da Escola de Engenharia.”