UMinho firma Memorando de Entendimento com Instituto Tecnológico de Aeronáutica do Brasil

Escola de Engenharia alargará, em breve, a sua oferta formativa à área da Engenharia Aeroespacial

A Universidade do Minho e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, do Brasil, firmaram no passado dia 14 um Memorando de Entendimento que pretende estreitar a colaboração entre as duas instituições. Com vigência de cinco anos este memorando prevê, nomeadamente, a promoção do intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, a supervisão conjunta de teses de Mestrado e Doutoramento, intercâmbio de funcionários, docentes e investigadores e a colaboração na definição e desenvolvimento de planos curriculares para programas de graduação e pós-graduação.

Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia, referiu que “Está na cabeça de todos podermos um dia mais tarde ter uma oferta educativa que verse sobra a questão da engenharia aeroespacial”, sublinhando, no entanto, que o curso de graduação e pós-graduação não vai avançar imediatamente. No imediato, a Escola de Engenharia vai lançar,  já no início de 2020, “um conjunto de cursos de curta duração” no domínio da engenharia aeronáutica e aeroespacial, que terão entre 30 a 60 horas e assumir-se-ão como “disciplinas”.

A assinatura deste memorando genérico foi inserida na Conferência “Engenharia Aeroespacial: Desafios futuros para o ensino e investigação”, iniciativa organizada pela EEUM em parceria com os Programas MIT Portugal e UT Austin Portugal, e o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA). Contou, na abertura, com a presença do vice-reitor para o Desenvolvimento Institucional da UMinho, Ricardo Machado, do presidente da EEUM, Pedro Arezes, do coordenador executivo do MIT Portugal, Alexandre Ferreira da Silva, do codiretor do UT Austin Portugal, Rui Oliveira e do coordenador do DTx – Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, António M. Cunha. Seguiu-se a apresentação do ITA,  pelo reitor da instituição brasileira, Cláudio Alves, e assinatura do memorando de entendimento.

Ao longo do dia, foram debatidos temas como “Desafios do Ensino e Investigação” e “Os Desafios das empresas no setor da aeronáutica, espaço e defesa”. O programa contou, ainda, com palestras plenárias do norte-americano R. John Hansman, do MIT AeroAstro, do responsável do Centro de Ciência e Tecnologia Espacial da UMass Lowell, Supriya, e da presidente da Agência Espacial Portuguesa, Chiara Manfletti.

Rever Evento:
Assinatura do Memorando de Entendimento entre EEUM e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Mesa-Redonda #1: Engenharia Aeroespacial – Desafios de Ensino e Investigação
Mesa-Redonda #2: Engenharia Aeroespacial – Os desafios das empresas do setor ASD
Keynote Democratisation of Space: S. Chakrabarti, Center for Space Science & Technology, UMass Lowell – EUA