Paulo Sampaio é o novo diretor do Departamento de Produção e Sistemas

Paulo Sampaio e Nelson Costa tomaram posse, como diretor e diretor-adjunto respetivamente, do Departamento de Produção e Sistemas, no passado dia 16 de maio.

A cerimónia decorreu na sala de reuniões do Departamento de Produção e Sistemas, onde estiveram presentes vários elementos do departamento, e da presidência da Escola de Engenharia.

Paulo Sampaio é Professor Associado com Agregação do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho e Investigador do Centro ALGORITMI. Durante 2015 foi Visiting Scholar no MIT, ao abrigo do Programa MIT-Portugal. É docente e investigador nas áreas da Qualidade e da Excelência Organizacional. Tem obtido vários reconhecimentos, entre os quais a distinção pela American Society for Quality com a categoria de Senior Member, o reconhecimento como uma das “40 Novas Vozes Mundiais da Qualidade”, e laureado com a Feigenbaum Medal, atribuída pela mesma associação em 2012. É Academician da International Academy for Quality. Ao longo da sua carreira tem ocupado diversos cargos em organizações internacionais da Qualidade, nomeadamente na American Society for Quality, da European Organization for Quality e da International Academy for Quality.

Nélson Costa é Professor Auxiliar de Ergonomia e Fatores Humanos na Universidade do Minho, sendo investigador no Centro de Investigação ALGORITMI na linha de investigação “Engenharia e Gestão Industrial (IEM)”, grupo de “Ergonomia e Factores Humanos”. É autor de vários artigos em revistas internacionais peer-reviewed , com mais de 30 artigos em atas de conferências internacionais e mais de 10 capítulos de livros. Nélson Costa tem sido membro/coordenador de vários projetos de investigação internacionais e nacionais financiados externamente nos domínios da Ergonomia, Segurança e Higiene no Trabalho. Foi supervisor de mais de 40 teses de mestrado (concluídas) em várias universidades portuguesas e de 3 teses de doutoramento concluídas. Atualmente supervisiona 6 projetos de doutoramento em curso. Nélson Costa tem colaborado com 3 revistas científicas internacionais peer-reviewed, como revisor, sendo atualmente editor associado da revista de Segurança Ocupacional e Ambiental (IJOOES), uma revista interdisciplinar peer-reviewed. É também membro do Comité de Organização do Simpósio Internacional sobre Segurança e Higiene no Trabalho (SHO) desde 2008 e do Simpósio Internacional sobre Abordagem de Projetos em Educação em Engenharia (PAEE) desde 2016.

A Escola de Engenharia deseja os maiores sucessos para a nova equipa diretiva neste mandato de 2023-2025!