Investigadores da EEUM recebem Best Student Paper Award @ RTAS23

José Martins e Sandro Pinto, investigadores do Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia foram premiados com o Best Student Paper Award, com o artigo “Shedding Light on Static Partitioning Hypervisors for Arm-based Mixed-Criticality Systems”, na RTAS 2023 – 29th IEEE Real-Time and Embedded Technology and Applications Symposium 2023, uma conferência top-tier do domínio de sistemas embebidos e de tempo-real, que decorreu entre os dias 9 e 12 de maio, no Texas, EUA.

Para Sandro Pinto, este prémio revela-se particularmente especial “pois marca a culminar de uma década de trabalho árduo e contínuo e é a confirmação e corroboração do trabalho de excelência que o grupo (ESRG – ALGORITMI) tem vindo a desenvolver no domínio.” O atual investigador principal da Escola de Engenharia, acrescenta que “quando comecei o doutoramento em 2013 era impensável publicarmos nestas top-tier (RTSS, RTAS, ECRTS), pois o nível de exigência e qualidade científica era muito para além do que conseguíamos ter no grupo na altura (a taxa de aceitação é muito baixa e o processo é muito competitivo). Depois, mesmo quando estava a terminar o PhD, em 2017, consegui pela primeira vez publicar um paper numa destas top-tier, neste caso a ECRTS. No ano seguinte, publicamos outro na RTAS, e desde então temos publicado com regularidade.”

Mas melhores notícias estavam para chegar, quando em 2022 a organização desta conferência convidou Sandro Pinto para integrar o Program Committee da RTAS 2022, convite que foi renovado em 2023.

A comprovar que a resiliência quase sempre traz frutos, Sandro Pinto revela que no ano de 2022 haviam já tido o Best Paper Candidate de uma conferência tier-2 do domínio (RTCSA), mas não haviam ganho. “Mas este ano, na RTAS 2023, finalmente conseguimos alcançar esse objetivo, e recebemos então o Best Student Paper Award. Estamos muito satisfeitos e isto foi uma injeção de motivação adicional para continuarmos a cimentar a posição do grupo no domínio, e procurar alcançar mais prémios, sobretudo nas outras duas top-tier (RTSS e ECRTS)”.

A Escola de Engenharia felicita o José Martins e o Sandro Pinto por esta concretização, bem como todo o Grupo ESRG do Centro ALGORITMI pelo trabalho que têm vindo a desenvolver.