Comunicar com Arte – a Engenharia e as Humanidades em Diálogo

As ações de formação promovidas pelo Centro IDEA além de serem um espaço de divulgação e partilha de metodologias e ferramentas de ensino/aprendizagem, possibilitam o conhecimento e a interação de docentes da Universidade do Minho de UOEI diferentes, mas com a mesma preocupação pelo ensino. Foi numa destas sessões que Filomena Soares, docente da Escola de Engenharia e Sílvia Araújo, docente do Instituto de Letras, Artes e Ciências Humanas se conheceram e iniciaram o percurso conjunto de partilha onde a Engenharia e a Humanidade se cruzam.

O sucesso desta colaboração foi alargada aos alunos. Assim, foi lançado o desafio aos alunos de Teoria de Controlo (TC) dos Mestrados Integrados em Engenharia Biomédica e Engenharia Física e aos alunos de Linguística de Corpus (LC) do Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue para o desenvolvimento de um projeto conjunto: os alunos de TC criaram conteúdos multimodais no âmbito de sistemas de controlo e os alunos de LC editaram e disponibilizaram esses conteúdos em Português e em Inglês numa plataforma digital, num formato amigável.

No dia 25 junho às 14h num espaço virtual foram apresentados, à comunidade UMinho, os trabalhos desenvolvidos na sessão “Comunicar com Arte – a Engenharia e as Humanidades em Diálogo”.

“Interessante”, “Inovadora”, “Benéfica”, “Envolvente” e “Útil” foram as palavras utilizadas pelos alunos para descrever esta experiência. “Desafiante”, “Exigente” e “Enriquecedora” foram as palavras utilizadas pelas docentes para descrever esta experiência.

A propósito desta experiência, Filomena Soares refere “Há sempre espaço para melhorar, mas o diálogo Engenharia e Humanidades é, sem dúvida, para continuar! E porque não promover também outros diálogos?” Fica aqui o desafio lançado pela docente a toda a comunidade da Escola de Engenharia.