Docente do DPS apoia ESTIEM em projeto de análise curricular de cursos de Engenharia e Gestão Industrial na Europa

Com o intuito de ser a principal fonte de informação sobre Engenharia e Gestão Industrial na Europa, a ESTIEM encontra-se a realizar a maior investigação de sempre no desenvolvimento curricular, concebendo uma base de dados europeia sobre os currículos do IEM, tanto a nível de licenciatura como de mestrado.

Rui M. Lima, docente do Departamento de Produção e Sistemas da EEUM, é responsável pela criação do enquadramento da base de dados de currículos, a par de Diana Mesquita (investigadora na área de RH).

O docente explica que a equipa desenvolveu um quadro de análise e classificação baseado em 5 grandes áreas gerais e 19 áreas temáticas específicas, que está a ser gradualmente aplicado a centenas de diplomas do programa IEM na Europa. Como exemplo deste enquadramento, um curso relacionado com processos tecnológicos de fabrico é classificado como parte da área específica “design and manufacturing”, que integra a área geral “Engenharia”. Como resultado desta análise, será possível compreender qual é a principal ênfase de cada programa nas diferentes universidades. A título de exemplo, a Universidade do Minho tem um forte enfoque na área específica “gestão de operações”. Os resultados gerais serão gradualmente apresentados durante os próximos meses.