EEUM desenvolve tecnologia inovadora com a ESA – Agência Espacial Europeia

O Centro de Investigação em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS), que junta investigadores de Engenharia Mecânica e Engenharia Eletrónica, desenvolveu uma tecnologia inovadora de manufatura aditiva híbrida, multi-material, para componentes multi-funcionais, que tem suscitado o interesse de múltiplas instituições mundiais, incluindo a ESA.

Esta tecnologia, completamente desenvolvida na Escola de Engenharia da UMinho, desde software, hardware, e materiais, permite produzir componentes que juntam as melhores propriedades de vários materiais, no mesmo componente. Neste caso, os rotores das turbinas, terão a resistência mecânica de uma liga de Inconel (alta resistência mecânica a alta temperatura) e a elevada condutividade térmica do cobre ou do alumínio, permitindo que os rotores de turbinas aumentem substancialmente o seu desempenho. Esta tecnologia é extensível a várias áreas industriais como a indústria de moldes, ferramentas, implantes médicos, joalharia, entre outras áreas.

Este projeto, coordenado pelo professor Filipe Samuel Silva, apelidado de “Advancing Space Applications through 3D Voxel-based Multi-material Laser Powder Bed Fusion (SpaceFuse)” será desenvolvido, a partir de Fevereiro de 2024, nos laboratórios sediados no pólo da universidade do Minho em Vale S. Cosme, Famalicão, e é acompanhado por duas empresas nacionais, a empresa Palbit, especializada em ferramentas de corte, e a spin-off da Universidade do Minho, Extreme Materials (Extremater, Lda), a operar na incubadora Famalicão MADE IN, e que atua no desenvolvimento de tecnologias e componentes para diversas áreas de elevado valor acrescentado, tendo iniciado recentemente a sua atividade na área médica dentária.

Espera-se que deste projeto possa surgir uma unidade de manufatura aditiva avançada, com equipamentos de manufatura aditiva inovadores, integralmente desenvolvidos na Universidade do Minho, apoiada por empresas nacionais.