Encontro Nacional de Informática junta 600 participantes em Braga

Estudantes de Engenharia Informática trazem pela primeira vez à cidade este evento

O 14º Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI) reuniu 600 participantes de todo o país nos dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro, no Altice Forum, em Braga, cidade que recebeu a iniciativa pela primeira vez. É um dos maiores eventos de tecnologia em Portugal e incluiu oradores reputados, workshops, desafios, prémios, atividades sociais e uma mostra com as principais start-ups, PME e multinacionais da área a procurarem atrair talentos para empregos e estágios.

A sessão de abertura decorreu no primeiro dia e contou com a presença do Presidente da Escola de Engenharia, Pedro Arezes, do diretor do Departamento de Informática, Pedro Rangel Henriques, e os representantes da comissão organizadora e do Centro de Estudantes de Engenharia Informática (CeSIUM), Francisco Lira, Catarina Machado e Nelson Estevão.

Entre as três dezenas de oradores, na segunda-feira destacaram-se Jorge Ferreiro, da Eventbrite, Nikiforos Botis, da Amazon Web Services ou, na terça-feira, Filipa Lacerda, da Zapier, e Pedro Moreira da Silva, do GitLab. Os temas abordados incidem em inteligência artificial, machine learning, privacidade dos dados, tendências em apps e videojogos, trabalho à distância, casas e cidades inteligentes, distribuição logística personalizada e em escala, interfaces neuronais, design aberto, computação em nuvem, condução autónoma e empreendedorismo.

Os quatro dias em ambiente de pedagogia, entretenimento, transferência de conhecimento e networking incluíram, ainda, um sistema de badges digitais com prémios, o quiz cultural “Quem quer ser informático?”, desafios de programação e de segurança “Catch the flag”, um peddy-paper pela cidade, sessões de bubble soccer e convívios noturnos.