Roboparty com quase 100 equipas de todo o país

O Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e a botnroll.com promoveram nos dias 30 de março a 1 de abril a RoboParty 2023, com quase 100 equipas provenientes de todo o país. O evento pedagógico ensina a criar/construir robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Esta 15ª edição decorreu no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães e o público tinha entrada livre.

A sessão de abertura decorreu na quinta-feira, com a presença do Reitor Prof. Rui Vieira de Castro, o autarca de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, entre outros ilustres convidados.

A maioria dos participantes era da faixa etária dos 15 aos 18 anos, sendo que o mais novo tem 11 anos e o menos novo 64 anos. No início do evento, as equipas receberam um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”. Seguiu-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 80 estudantes maioritariamente de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. Na sexta-feira e sábado houve desafios robóticos, onde os participantes puseram os seus robôs à prova, para demonstrar as suas capacidades. Os quatro desafios foram: Obstáculos, Race of Champions, Fun Challenge e Dança, sendo que este último decorreu no sábado às 14h30 e sempre com muito público, pela sua espectacularidade. A prova Fun Challenge continua a ter surpresas para os participantes e os robôs não são 100% autónomos e precisaram da destreza dos seus mestres.

No final do evento os participantes levaram os robôs consigo para casa ou para a escola para continuarem a aprender.

Ao longo dos três dias non-stop (os jovens trazem saco-cama), houve múltiplas atividades lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, DJ, atuação da Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da UMinho e da Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, Aula de Pilates, lançamentos de basquetebol (e muitas outras actividades) e ainda “internet wireless”.

As principais novidades deste ano foram as demonstrações de outros robôs desenvolvidos pelo Laboratório de Automação e Robótica (LAR) – CHARMIE e FUTEBOLISTAS, e as formações acreditadas para os professores (MatLab e Simulink), e ainda uma nova biblioteca em MatLab para programar o robô botnroll.

Desde o seu início em 2007 a RoboParty já contou com mais de 6500 jovens entusiastas com vontade de se divertir a aprender eletrónica, programação e mecânica”, afirma Fernando Ribeiro, professor da Escola de Engenharia, que coordena esta iniciativa.

Os sites oficiais são www.roboparty.org e facebook www.facebook.com/RoboParty

Fotos disponíveis em http://www.roboparty.org/fotos/fotos.php