Engenharia Aeroespacial é nova área de ensino da Escola de Engenharia

É já neste ano letivo de 2022/2023 que arrancam os cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Aeroespacial, estando a abertura das candidaturas prevista para o mês de julho em ambos os ciclos.

Estes cursos e sua estrutura curricular resultam da colaboração e experiência acumulada nas últimas décadas dos centros de investigação da Escola de Engenharia e de unidades de interface da UMinho no sector aeronáutico e aeroespacial, bem como acordos de colaboração com importantes instituições que atuam nestes sectores. Esta diversidade de experiências e conhecimentos no sector espacial originou planos de estudo que oferecem uma formação sólida na ciência e nas tecnologias de base de Engenharia com foco nos desafios futuros do sector espacial, à qual acresce uma perspetiva inovadora e vocacionada ao desenvolvimento de sistemas com maior integração e complexidade, cada vez mais frequentes e importantes neste sector.

Um dos aspetos distintivos desta nova oferta educativa será a forte ligação da mesma a projetos que serão atribuídos aos alunos e por eles desenvolvidos, tendo por base uma abordagem de ensino baseado em projetos, já comum a outros cursos da oferta da Escola de Engenharia. Não menos relevante será o facto de o mestrado vir a ser integralmente lecionado em língua inglesa, permitindo um intercâmbio expectável com outras instituições e alunos um pouco por todo o mundo.

No âmbito da criação destes cursos, a Escola de Engenharia também estruturou um conjunto de parcerias a vários níveis com instituições de renome na área da Engenharia Aeroespacial, que permitirá estabelecer uma base de investigação e colaboração académica estruturada.

Entre estas parcerias, destaca-se a parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, com a criação de um centro de desenvolvimento na Engenharia Aerospacial, a ser desenvolvido nas instalações de uma antiga unidade industrial no centro de Guimarães, conhecida por Fábrica do Arquinho e que contará com mais de 3.000 metros quadrados de área construída dedicados exclusivamente a laboratórios e equipamentos.

A nível institucional, destacam-se as colaborações nacionais com o CEIIA e o Programa MIT Portugal e as colaborações internacionais com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Brasil), a Universidade de Massachusetts – Lowell (EUA) e a Universidade de Vigo (Espanha). A parceria com esta última instituição centrar-se-á no sector aeroespacial enquadrada na Euroregião, Norte de Portugal – Galiza, que prevê sinergias no desenvolvimento da investigação e da oferta formativa conjunta.

Toda informação referente a estes novos cursos, incluindo prazos e processos de candidatura estão disponíveis em http://aerospace.eng.uminho.pt/