Representantes da ARQUS visitam a Escola de Engenharia

No âmbito da última sessão da Arqus Hour, sob o tema “Taking part in Arqus: opening and benefitting from opportunities”, que teve como principal objetivo entender quais os benefícios e oportunidades que a integração nesta Aliança Europeia trará à UMinho, a Coordenadora da Arqus, a Vice-reitora da Universidade de Granada Dorothy Kelly e o Arqus Executive Manager, Fernando Galán, visitaram a Escola de Engenharia no passado dia 6 de julho.

A comitiva foi recebida pelo Presidente da Escola de Engenharia, professor Pedro Arezes e pela responsável pelo Gabinete de Internacionalização, Sofia Barbosa, na Presidência da Escola de Engenharia, tendo seguido para o Departamento de Produção e Sistemas para uma demonstração das linhas de investigação suportadas pelo simulador de condução de motociclos (desenvolvido em parceria com a Bosch), com o professor Nélson Costa, e posteriormente visitado o centro de investigação ISISE/IB-S, com o professor José Sena Cruz.

A Aliança Universitária Europeia Arqus reúne as universidades de Bergen, Granada, Graz, Leipzig, Lyon, Minho, Pádua, Vilnius e Wroclaw, nove universidades de investigação abrangente de longa data com profundo envolvimento regional em cidades de média dimensão.

Arqus é uma aliança multilateral de instituições internacionalizadas que partilham objetivos académicos, científicos e culturais, uma visão comum do papel do ensino superior e da investigação e campos de interesse mútuo.

O nome da Aliança deriva do termo latino arcus/arquus, para arch, representando as fortes fundações que o consórcio está a lançar para construir pontes em direção a um futuro partilhado, para responder aos grandes desafios sociais globais e para avançar no sentido de uma integração europeia mais profunda.

Mais informações acerca da ARQUS – European University Alliance podem ser consultadas aqui.

arqus_dpsArqus_isise

Arqus