Engenharia ao serviço da Sociedade mostra inovação de spin-offs e interfaces UMinho

No âmbito das comemorações do Cinquentenário da Universidade do Minho, a Escola de Engenharia propôs várias iniciativas com vista a assinalar este importante momento para a nossa Academia, entre as quais a Mostra de Spin-Off’s e Interfaces UMinho ligadas à Engenharia “Engenharia ao serviço da Sociedade”, que decorreu no dia 27 de setembro, no campus de Azurém.

O evento deu a conhecer a amplitude e diversidade de áreas de atuação, produtos e serviços de Spin-offs, Interfaces e Co-Labs UMinho, cujo impacto socioeconómico na região é inegável. Dados de 2019 apontam para um volume de vendas de mais de 14M€ e a criação de mais de 175 postos de trabalho, no caso das spin-offs, bem como para centenas de projetos com empresas e outras entidades a decorrer todos os anos, envolvendo investimentos muito significativos, capacitando-as e possibilitando a criação de produtos e serviços mais competitivos e inovadores, no que às interfaces diz respeito.

“Engenharia ao serviço da Sociedade” teve também como intuito congratular todos os membros (antigos e atuais) da Escola de Engenharia envolvidos nestas atividades. Sublinhe-se o facto de mais de 75% das Spins-off da UMinho terem “nascido” nesta Escola ou pelas mãos dos nossos alunos, alumni, investigadores, docentes ou técnicos. Já das atuais 12 Interfaces da UMinho, 5 tiveram também na sua origem a proatividade e o conhecimento de membros da Escola de Engenharia.

O ex-ministro da economia, Pedro Siza Vieira, esteve na abertura desta mostra, visitando todos os stands de todos os participantes, e na sua intervenção congratulou a Universidade do Minho pelo impacto em termos de inovação, mas também ao nível social e económico. Pedro Siza Vieira destacou o exemplo, nos últimos 50 anos, da UMinho, nomeadamente através da “incorporação de novas ideias na sua maneira de pensar e naquilo que oferecem ao mercado. Sem a Escola de Engenharia provavelmente as coisas não tinham ocorrido da mesma forma”. “Eu acho que é um exemplo que é estudado internacionalmente, o da Universidade do Minho, pelo impacto que tem na região. Esta é a melhor forma de assinalar este meio século de existência”, afirmou.

Por seu lado, o Vice-Presidente da Escola de Engenharia, Professor Raúl Fangueiro, realçou que o objetivo desta iniciativa, que teve o financiamento dos programas Operacional Capital Humano e do Portugal 2020, passou por, acima de tudo “posicionar o trabalho feito junto da sociedade” e valorizar o seu “ecossistema de inovação”.

O evento contou ainda com a participação das incubadoras Startup Braga e Set.Up Guimarães, com a Ordem dos Engenheiros Região Norte, e uma palestra da parte sob o tema “Valorizar o conhecimento – Proteger o futuro” pelo coordenador do Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial da TecMinho, Marco Sousa, a qual permitiu aos participantes na mostra conhecer e perceber melhor a importância da proteção do conhecimento e inovação gerada pela sua atividade, e que instrumentos têm ao seu dispor para o fazer.

Reportagem do evento, e declarações de Pedro Siza Vieira, Raúl Fangueiro e Miguel Bandeira poder ser vista aqui (Porto Canal): https://portocanal.sapo.pt/noticia/337648/

E aqui (RUM):