Rosa Vasconcelos na direção da Rede Iberoamericana de Provedores Universitários

A Provedora do Estudante da Universidade do Minho, Presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante, e docente da Escola de Engenharia, Rosa Vasconcelos, foi eleita vice-coordenadora da Rede IberoAmericana de Defensorias Universitárias (RIdDU), que junta 70 academias de 11 países.

A sua tomada de posse para o novo cargo decorreu no III Encontro da RIdDU, que reuniu no Rio de Janeiro dezenas de provedores (também chamados ouvidores ou defensores) das instituições de ensino superior parceiras. O coordenador da entidade é agora Dante Haro, da Universidade de Guadalajara (México).

Os participantes do encontro refletiram sobre o papel das provedorias na promoção e na garantia dos direitos humanos e universitários, do acesso à educação e da autonomia académica. Abordaram também os valores democráticos e a cultura da paz perante desafios globais como a inclusão social, a emergência climática, a inteligência artificial e os movimentos extremistas, enumera Rosa Vasconcelos, que é também professora da Escola de Engenharia da UMinho e vice-presidente da organização mundial IEEE Education Society.

A RIdDu nasceu em 2015 e, segundo os estatutos, pensa a universidade para a sociedade, sendo que hoje procura também ter a sociedade dentro da academia. A rede agrega instituições de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, El Salvador, México, Panamá, Perú e ainda Portugal, que está representado por oito instituições: as universidades da Beira Interior, Coimbra, Fernando Pessoa, Lisboa, Minho e Porto, o Politécnico do Porto e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. O próximo encontro da RIdDU é em 2024, no Perú.

Parabéns à Professora Rosa Vasconcelos por mais esta etapa e por internacionalizar o nome da Universidade do Minho.