Associação Internacional de Ergonomia premeia investigação da EEUM

O grupo de Ergonomia e Fatores Humanos recebeu mais um prémio de mérito internacional como reconhecimento da qualidade dos trabalhos desenvolvidos no seio deste grupo de investigação do centro Algoritmi da Escola de Engenharia da UMinho.

O prémio IEA/Kingfar foi atribuído ao ex-aluno de doutoramento Carlos Viviani pelo seu trabalho de doutoramento em Engenharia Industrial e Sistemas, concluído em junho de 2020, e que foi orientado pelos professores Pedro Arezes da Escola de Engenharia da UMinho e Ignacio Castellucci, da Universidade de Valparaíso no Chile.

O prémio IEA/Kingfar da Associação Internacional de Ergonomia (IEA), é atribuído anualmente e visa distinguir indivíduos que tenham feito investigação de reconhecida qualidade em Ergonomia e Fatores Humanos (HF/E) e que tenham abordam questões típicas dos países em desenvolvimento industrial.  Em 2020 este prémio foi atribuído ao trabalho de doutoramento referido e que foi desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação internacional em colaboração entre a Escola de Engenharia da UMinho, a Faculdade de Medicina da Universidade de Valparaíso e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile. O trabalho desenvolvido intitula-se “Antropometria da população adulta ativa e as suas implicações no contexto da Ergonomia” e focou-se na população adulta ativa do Chile.

A Associação Internacional de Ergonomia (IEA) é uma federação de 42 organizações de Ergonomia em todo o mundo, sendo amplamente reconhecida como a maior e mais importante organização mundial no domínio da Ergonomia. A IEA foi fundada oficialmente há 60 anos em Estocolmo e em 2011 tornou-se uma organização internacional sem fins lucrativos com sede na Suíça.

Ouvir Entrevista à RUM – “Investigador da UMinho vence prémio da Associação Internacional de Ergonomia”

Foto: Carlos Viviani, Pedro Arezes, Ignácio Castellucci (da esquerda para direita)

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *