Exposição de projetos Engenharia Eletrónica no campus de Azurém

Esteve patente, no campus de Azurém da Universidade do Minho realizar, no passado dia 30 de janeiro, uma exposição e demonstração ao vivo de 15 projetos desenvolvidos pelos alunos do 3º ano da licenciatura em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, no âmbito da UC Projeto Integrador.

Estes projetos que estiveram expostos durante o dia na nave central foram desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre, em grupos de 3 a 5 alunos, pondo à prova a sua criatividade, capacidade inovadora e competências nas áreas de aprendizagem do semestre, culminado com a apresentação de um protótipo com foco nas seguintes características:

» Funcionalidades que o tornem útil e competitivo;

» Possibilidade de ser produzido a custos acessíveis e competitivos;

» Utilização segura;

» Elevada fiabilidade;

» Estudo de certificação, se for orientado a áreas que requerem certificação;

» Documentação adequada para o processo de produção, manutenção e posterior desenvolvimento.

Cada grupo de alunos expôs o trabalho realizado, com demostrações públicas e funcionais do protótipo. Estiveram também expostos posters, vídeos de funcionamento dos projetos, e todo o material de apoio. Durante o dia, o público e os docentes da unidade curricular visitaram a exposição, fazendo as questões necessárias para a avaliação dos projetos.

Estes foram alguns dos projetos expostos:

– Pedal de distorção para guitarra e amplificador;

– Analisador de baterias;

– Walkie-talkie;

– Braço robótico;

– Mão robótica servo motora por impressão 3D;

– Carro seguidor de linha;

– Wired Hand Controlled Robot;

– Acelerador de (macro)partículas;

– Domótica;

– Smart Windshield Automatic System;

– Carregamento por indução;

– Guarda-chuva com sensor de humidade;

– Estufa com refrigeração e sensores;

– Controlo de temperatura;

– Carro telecomandado.

Esta exposição foi uma oportunidade para os alunos mostrarem o seu trabalho e as suas competências, aos docentes, outros alunos e público em geral. A Escola de Engenharia felicita todos ao alunos e docentes envolvidos nesta iniciativa!