Fator Humano: Gabinete de Apoio à Execução Financeira

Fator Humano é uma rubrica que pretende dar a conhecer as pessoas que dão vida aos vários gabinetes e departamentos da Escola de Engenharia.

O Gabinete de Apoio à Execução Financeira (GAEF) integrado nos serviços da Presidência da Escola de Engenharia, foi criado em 2015, tendo como objetivo colmatar a preocupação constante na boa gestão financeira dos projetos científicos para que, os investigadores se dediquem, exclusivamente, à Investigação. O compromisso do GAEF consiste no apoio à monitorização eficiente da gestão financeira dos projetos.

A equipa do GAEF é composta por quatro gestores:

Márcia Souto: tenho 51 anos, sou licenciada em Administração Pública Regional e Local e exerço funções no GAEF há 5 anos, num total de 8 na EEUM e de 28 na Universidade do Minho. Os meus hobbies preferidos são a caminhada e a jardinagem.

Paulino Amorim: tenho 53 anos, sou licenciado em Relações Internacionais – Ramo Relações Culturais e Políticas e exerço funções no GAEF há 6 anos, num total de 22 anos na EEUM. Adoro viajar e praticar desporto.

Lúcia Soares: tenho 40 anos, sou licenciada em Economia e exerço funções no GAEF há 6 anos num total de 16 anos na EEEUM. Nos meus tempos livres gosto de nadar e ver séries em família.

Marisa Jesus: tenho 35 anos, sou licenciada em Administração Pública e pós-graduação em Gestão e exerço funções no GAEF há 6 anos, num total de 11 anos na EEUM. Gosto de caminhar e desfrutar da Natureza.

As funções dos quatro gestores centram-se no apoio aos docentes e investigadores ao nível da gestão financeira dos projetos de investigação que coordenam. Atualmente o GAEF tem a responsabilidade da gestão/monitorização de 116 projetos financiados pelas mais diversas entidades financiadoras: Fundação para a Ciência e Tecnologia, Agência Nacional de Inovação, Secretaria Geral do Ambiente e da Transição Energética, H2020, AICEP, Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal | POCTEP, Interreg Sudoe, entre outras.

Nas atividades desenvolvidas pelo GAEF salienta-se a interação próxima com os secretariados, docentes e investigadores dos Centros de Investigação da Escola Engenharia e de outras Unidades Orgânicas da UMinho devido à transversalidade de muitos projetos.