Iniciativas EEUM no combate ao COVID-19 (maio)

– Foi criada uma iniciativa que se designa por “Via Verde I&D” que é liderada pela EEUM e que pretende interagir com o tecido produtivo de Guimarães, para agilizar uma interação fácil e profícua nos domínios do I&D e outros desafios tecnológicos, incluindo o apoio ao desenvolvimento e certificação de novos produtos/serviços.

– App para rastreio de contágios Covid-19 em Portugal desenvolvida por investigadores do HASLab-EEUM e INESC-TEC – UP: Ainda não tem um nome ou data de lançamento, mas a aplicação que está a ser desenvolvida para o rastreio dos contágios de covid-19 em Portugal tem um propósito bem definido à partida: será voluntária e uma ferramenta para ajudar os profissionais de saúde não apenas durante a pandemia, mas também já num cenário de regresso à normalidade. Esta aplicação, que integra a iniciativa Monitorcovid19.pt, conforme explica o professor Rui Oliveira, professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), está a ser desenvolvida no instituto portuense, em parceria com o Instituto De Saúde Pública da Universidade Do Porto (ISPUP). “O objetivo principal da aplicação, deste sistema, que combina uma aplicação mas também informação disponível na internet é exclusivamente ajudar os profissionais de saúde a fazer o rastreio de pessoas infetadas”.

Notícia completa pode ser acedida em:

–  Foi apresentada com sucesso uma candidatura ao programa Apoio especial a projetos Research4 COVID-19 para “Desenvolvimento de espaços para a esterilização por irradiação ultravioleta-C (UV-C) em larga escala de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos hospitais para a sua reutilização”. O investigador responsável é Andrea Zille, do Centro de Investigação 2C2T – Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O projeto teve início a 4 de maio, e a equipa encontra-se atualmente em colaboração com o Hospital Pedro Hispano de Matosinhos, a desenvolver um quarto de desinfeção UV-C com a finalidade de poder reutilizar as mascaras de proteção e outros EPIs. O projeto também prevê uma series de testes microbiológicos (em bactérias e vírus) para avaliar o bom funcionamento do sistema. As máscaras, depois de cada ciclo e utilização, também serão testadas para avaliar se se mantém a eficiência de filtração, em colaboração com o CITEVE.

– Depois do livro digital gratuito “Guerreiros da Saúde Contra o Coronavírus”, destinado ao público infantil, a spin-off da EEUM Betweien, lança agora uma plataforma online na qual se poderá encontrar diverso material gratuito que irá ajudar as crianças a enfrentar esta pandemia, tais como o Ebook Animado, Atividades, Músicas, Dicas e Conselhos e Dúvidas dos Guerreiros. A plataforma já está disponível em https://www.guerreirosdasaude.com/