Investigadores da EEUM distinguidos em conferência internacional de engenharia de software

O artigo “Schema-guided Testing of Message-oriented Systems”, escrito em co-autoria por Alcino Cunha e Nuno Macedo, investigadores da Escola de Engenharia e do INESC TEC, e André Santos, engenheiro do CoLAB VORTEX, foi o vencedor do prémio Best Paper Award na 17ª edição da conferência internacional ENASE – Conference on Evaluation of Novel Approaches to Software Engineering.

Este artigo apresenta um método, e respetiva ferramenta, para testar sistemas baseados em comunicações por mensagens, por exemplo, em veículos autónomos. A partir de propriedades escritas numa linguagem de alto nível, este método é capaz de gerar automaticamente um grande número de testes, com diferentes parâmetros, para aplicar sobre um determinado sistema, nomeadamente sistemas robóticos desenvolvidos com Robot Operating System (ROS).

A inovação baseia-se na combinação de diferentes técnicas de geração de testes existentes numa só, oferecendo um método de geração automática para um tipo de sistemas que é conhecido por ser difícil de testar. Além disso, tem em conta a perspetiva do utilizador, facilitando um método com uma linguagem mais acessível para a escrita das propriedades que se quer testar.

O método desenvolvido pelos investigadores do Laboratório de Software Confiável (Haslab-EEUM), pode ser usado para testar certos tipos de propriedades em qualquer sistema baseado em mensagens, como são normalmente os robôs. Em termos práticos, pode, por exemplo, testar que o controlador de um robô ou carro autónomo envia uma mensagem de stop para o motor, assim que recebe uma mensagem de sensor que revele um obstáculo muito próximo.

A conferência ENASE, organizada pelo Institute for Systems and Technologies of Information, Control and Communication (INSTICC), decorreu entre os dias 25 e 26 de abril de 2022, em formato virtual.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, UMinho e UP-FEUP.

Best Paper