iWaterlink agrupa o conhecimento dos recursos hídricos da região Norte

Agrupar o conhecimento e as capacidades dos recursos hídricos da região Norte de Portugal é o objetivo da iWaterlink. Nesta nova plataforma online, lançada recentemente pelo Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho, são compiladas e divulgadas diferentes informações relevantes para a área, nomeadamente oportunidades e desafios de investigação e ações de formação. Até ao momento integram a ferramenta 11 entidades que contribuem com a sua experiência para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da Água.

A iWaterlink reúne numa única plataforma ofertas e necessidades nesta área, com foco no desenvolvimento da tecnologia hídrica. Este setor assume uma importância acrescida devido aos desafios sociais que enfrenta, nomeadamente a gestão dos recursos, com destaque para a escassez de água e a recuperação e o tratamento de águas residuais. Promove, também, o relacionamento entre a investigação, o mundo empresarial e as autoridades regionais, criando condições para aumentar a competitividade, o crescimento e o emprego. Potencia, assim, o investimento privado em Investigação & Desenvolvimento e a transferência de tecnologia da academia para a indústria. Qualquer entidade do setor que se queira juntar a esta iniciativa pode faze-lo através da subscrição do memorando de entendimento.

Dividida em duas secções, a ferramenta permite aos utilizadores pesquisarem por informação relacionada com as ações de investigação e de formação disponíveis. Na plataforma, os interessados podem partilhar ofertas de serviços que possuem ou necessitem, sendo assim estabelecido um local único que permite a criação de sinergias entre entidades do setor e a academia.

Esta iniciativa surge de um Projeto de investigação do CEB, o Interreg Europe iWATERMAP – Water Technology Innovation Roadmaps. Este Projeto, que está em fase de conclusão, tem como objetivo a partilha de estratégias e progressos entre as 7 regiões Europeias parceiras.