A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) organizou a 3ª Mostra Inovar & Empreender no passado dia 17 de setembro, na nave central do campus de Azurém, em Guimarães. Além da mostra cerca de 50 start-ups e interfaces ligadas a esta academia, o programa incluiu homenagens, uma tertúlia e a apresentação e de novos projetos e ideias de negócio.
A abertura do evento contou com a visita oficial aos stands por uma comitiva de responsáveis da academia, de municípios e da indústria. A mostra agregou quase duas dezenas de spin-offs e start-ups, nomeadamente, a CriamKnowledge, ESI – Engenharia, Soluções e Inovação, KEEP SOLUTIONS, Sciencentris, To-Be-Green, NaturaMateria, OmniumAI – Inteligência Artificial e Ciências de Dados, NITextile – Network Innovation in Textile, BioSolve4All, Wellbeing Warrior, Ooze Nanotech, InvisibleLab, SpacEngineer, Chemitek, Zero Day Labs, IOTech, Pixartidea e a B4Logic. A estas juntaram-se a EPIC – Júnior Empresa de Engenharias da UMinho, o IEEE UMinho Student Branch e a Formula Student UMinho.
Também não faltaram a esta edição as interfaces Centro de Computação Gráfica/ZGDV, Centro para a Valorização de Resíduos, Instituto Fibrenamics, Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros e TecMinho, os laboratórios DTx e Done Lab, e as incubadoras Startup Braga, Set.Up Guimarães, MadeIn Famalicão, Start Esposende e StartPoint AAUM.
A inovação nesta edição foi a criação de um espaço para apresentação de alguns projetos nacionais das Agendas Mobilizadoras do PRR, em execução na Escola de Engenharia, designadamente: o Be@t (Bioeconomia para Têxtil e Vestuário), o Embalagem do Futuro, ATE – Aliança para a Transição Energética , o GIATEX – Gestão Inteligente da Água na ITV , o Lusitano , o BioShoes4All , o BioEconomia Azul , o NewSpace Portugal, o R2UT, o NGS, o PT Smart Retail, o GreenAuto e o INOV.AM. De sublinhar que estes são 13 dos 17 projetos nacionais das Agendas Mobilizadoras do PRR em execução na Escola de Engenharia da UMinho. Paralelamente estiveram também outros projetos como o NBSINFRA, coordenado pela investigadora Elisabete Freitas, do ISISE.
Ainda da parte da manhã e com uma audiência que preencheu a Nave Central do campus de Azurém, foram homenageados os professores Mário de Araújo e Jaime Ferreira da Silva, pelos seus contributos para a TecMinho, interface universidade-empresa da UMinho e uma das mais antigas do país, que tem sido exemplar na transferência de tecnologia e no empreendedorismo.
De seguida, a tertúlia “Da ideia ao negócio de sucesso” reuniu os responsáveis das start-ups Biosolve4All (biotecnologia), SpaceEngineer (aeroespacial), OmniumAI (bioinformática) e Wellbeing Warrior (economia digital), permitindo a partilha de experiências e o incentivo ao empreendedorismo.
Da parte da tarde foi apresentado o Set.Up IN(dustry), programa de aceleração que apoia o desenvolvimento de ideias inovadoras e a sua ligação à indústria de Guimarães, que arrancou para a sua terceira edição. A iniciativa, promovida pelo Município de Guimarães, continua a desafiar empreendedores a transformar projetos criativos, tecnológicos ou de conhecimento intensivo em negócios de sucesso, com impacto direto no território. A fechar, a sessão “InvestMatch” permitiu a apresentação de algumas novas ideias de negócio e investigações em fase avançada da comunidade da UMinho, com apoio da TecMinho.
Nas palavras do Presidente Interino da Escola de Engenharia, Professor António Vicente, “A EEUM tem uma ligação inata à sociedade e à transferência de conhecimento para o seu tecido económico e social. Este evento visa dar a conhecer a amplitude e a diversidade das áreas de atuação, de produtos e de serviços, quer da Escola como das inúmeras entidades parceiras, cujo impacto regional e nacional é inegável”.
Reportagem do evento: