Pioneiro da bioinformática abre XIII Bioinformatics Open Days

Alfonso Valencia, que cofundou e liderou a Sociedade Internacional de Biologia Computacional (única da área no mundo), proferiu no dia 14 de março a palestra inaugural dos XIII Bioinformatics Open Days da Universidade do Minho, no campus de Gualtar, em Braga. O também diretor do Instituto de Bioinformática de Espanha e da área das Ciências da Vida do Centro de Supercomputação de Barcelona abordou o futuro da bioinformática e as simulações a nível celular, perante mais de 100 participantes inscritos de vários países.

O evento de três dias promovido pelos alunos de Bioinformática da UMinho contou também com a intervenção de Cátia Pesquita, vice-presidente da associação Biodata.pt, que gere a infraestrutura nacional de dados biológicos. A responsável juntou-se depois a Alfonso Valencia, numa mesa redonda para perspetivar a bioinformática na Península Ibérica. À tarde foi a vez de ouvir o britânico Robert Finn, coordenador para a Informática do Microbioma no Instituto Europeu de Bioinformática / Laboratório Europeu de Biologia Molecular.

Na sexta-feira mereceu relevo o discurso da cientista Diana Lousa, que usa a biofísica para desenvolver biofármacos contra patógenos virais, como gripe, zika, HIV e SARS-CoV-2. Nessa tarde, os estudantes puderam interagir com empresas do ramo, como a SilicoLife, Accenture, iLoF e OmniumAI, a que se seguiu uma feira de emprego. O programa geral incluiu ainda 13 apresentações orais, três workshops, duas sessões de posters científicos, quizz e momentos sociais.

“A bioinformática está cada vez mais presente na sociedade e este evento reforça o networking entre a academia e a indústria, em especial com muitos alunos de Lisboa, Aveiro, Porto, Minho e outras regiões a adquirirem mais conhecimentos e contactos, a aproximarem-se de investigadores e empresas e a conhecerem melhor os cursos, os projetos científico-tecnológicos e as tendências neste âmbito”, explicou o presidente da comissão organizadora desta iniciativa anual, Gonçalo Apolinário, que é também aluno do mestrado em Bioinformática na Escola de Engenharia da UMinho.