Professor da EEUM estreia-se na ficção com “A Célula de Sheffield”

José Mendes, professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho, lançou a 25 de março,  na Galeria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga, o seu romance de estreia, “A Célula de Sheffield”. A apresentação coube ao comentador televisivo Luís Marques Mendes. O romance e thriller policial de 308 páginas é publicado pela Porto Editora.

Sinopse da obra

Karim tem o destino traçado, e não será diferente do de todas as outras crianças que, como ele, deambulam pelas ruas do Cairo. É totalmente impossível escapar à pobreza em que vive. Tudo muda quando se cruza com o ancião Islam, que o conduz pelo sinuoso caminho da doutrinação islâmica e da Irmandade Muçulmana.

O talento futebolístico de Karim leva-o, com a ajuda do mentor, ao maior clube egípcio, e mais tarde até à cidade inglesa de Sheffield, em busca do sonho que poderá mudar a sua sorte. Porém, uma vertiginosa espiral de acontecimentos depressa o envolve numa trama de ódio, traição e terror. A sua vida passa a nada valer. Tudo em nome de Alá.

José Gomes Mendes – nota biográfica

Nasceu em Braga e viveu a infância e juventude em Lisboa. O destino fê-lo regressar às origens, tendo-se tornado professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da UMinho e presidente da Fundação Mestre Casais. Foi secretário de Estado em dois governos de Portugal e exerceu funções em organizações internacionais, como a Comissão Europeia e a Transport Decarbonisation Alliance.

O gosto pela escrita nasceu das experiências vividas em viagens, que o levaram a quase uma centena de países em todos os continentes. É autor de obras de não ficção sobre cidades, destacando-se “O Futuro das Cidades”. Foi cronista no “Jornal de Notícias” e é cronista no “Diário de Notícias”. “A Célula de Sheffield” é a sua estreia na ficção.

+Info: https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-celula-de-sheffield/25842524

FONTE: UMinho

Jose Mendes