fbpx

Projeto que pretende melhorar o desenvolvimento de software confiável está a ser desenvolvido no HASLab

O Laboratório de Software Confiável (HASLab) da Escola de Engenharia é o coordenador do projeto SpecRep (Constraint-based Specification Repair), que pretende promover a correta especificação formal de componentes de software, necessária para o desenvolvimento de software confiável.

Este tipo de software é cada vez mais usado em sistemas críticos, isto é, sistemas em que as falhas podem gerar problemas financeiros, pessoais e físicos. Nesse sentido, a validação e verificação do software são essenciais e dependem da correta especificação do comportamento esperado, mas a sua escrita requer conhecimentos formais mais avançados.

“O resultado deste projeto será o desenvolvimento de técnicas e a implementação em ferramentas que, durante a especificação formal de componentes de software, automaticamente detetem falhas e sejam capazes de sugerir correções”, explica Nuno Macedo, investigador do HASLab que coordena o projeto.

As tecnologias desenvolvidas no SpecRep, que se diferenciam por focarem na reparação de especificações em vez de programas, vão estar disponíveis abertamente a toda a comunidade e vão conter sugestões intuitivas e compreensivas para o utilizador.

“As técnicas propostas no SpecRep vão apoiar programadores não especializados nesse processo, promovendo o desenvolvimento de software seguro”, acrescenta Nuno Macedo. Por outro lado, podem também apoiar futuros especialistas em técnicas confiáveis durante as fases iniciais de aprendizagem.

Este projeto foi recentemente aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com um financiamento de 50 mil euros, e arrancou este mês.