Aluna da Escola de Engenharia vence prémio de melhor dissertação

Leonor Ribeiro, estudante do Mestrado em Sistemas de Informação, venceu o primeiro prémio “ERCIS Master Thesis Award 2021”, atribuído anualmente pelo Centro Europeu de Pesquisa em Sistemas de Informação (ERCIS – European Research Center for Information Systems).

Para o júri, esta “tese representa um forte e amplo corpo científico de trabalho. Vale ressaltar a amplitude das pesquisas abordadas (revisão da literatura, desenho de pesquisa, análise de entrevistas, validação de kits de ferramentas, entre outros aspectos), indicando ampla cobertura e compreensão madura do campo. Além disso, o leitor tem acesso a uma riqueza de mais de 500 páginas com detalhes técnicos no apêndice”.

A dissertação, intitulada “GDPR Toolkit” descreve o desenvolvimento e validação de uma ferramenta que fornece livremente às organizações os recursos necessários para alcançar o cumprimento no processo de proteção de dados pessoais, construindo uma maior consciência das implicações e benefícios do GDPR, bem como como a implementação não precisa ser vivenciada como um pesadelo, mas, contrariamente, como uma oportunidade de negócios. A disponibilidade de ferramentas que permitam às empresas, especialmente pequenas e médias empresas (PME), assegurar e verificar a conformidade com o GDPR é de maior importância, pois envolve recursos e compromissos consideráveis. Considerando que a maioria das empresas europeias são PME, a dissertação pode ter impacto significativo na sociedade.

Parabéns Leonor!