Secretário de Estado do Ambiente visita Interfaces da EEUM

Cândida Vilarinho, Professora do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho e Presidente do Conselho de Administração do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, recebeu no passado dia 26 de fevereiro o Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, nas instalações daquele Centro de Tecnologia e Inovação.

O membro do Governo visitou as infraestruturas e os laboratórios do CVR e ficou a conhecer o trabalho do Centro nas áreas da sustentabilidade e economia circular e alguns dos seus projetos de investigação, desenvolvimento e inovação mais relevantes nestas áreas.

Depois de ter estado na sessão de abertura da 6ª edição da Conferência Wastes, que se realizou em Coimbra, em setembro de 2023, o Secretário de Estado deslocou-se ao campus de Azurém da UMinho, em Guimarães, elogiando o trabalho que o CVR desempenha para a região e para a indústria, permitindo “dar às empresas novas pistas e outros ângulos de como podem acrescentar valor ao seu negócio e de como podem aos poucos mudar o paradigma da forma como produzem”.

Hugo Polido Pires considera que o papel do CVR, “que transfere conhecimento para as empresas, é fundamental.”

Reforçando a necessidade de uma transição e mudança de comportamento, o Secretário de Estado reconhece que “Portugal ainda está muito atrasado nas metas”, depositando em aterro cerca de 56% dos resíduos produzidos. Para 2035 – assume o Secretário de Estado – o objetivo é atingir os 10%.

Hugo Polido Pires considera, por isso, que “este reaproveitamento dos materiais e esta recuperação dos recursos é absolutamente essencial”.

Aceda às declarações do Secretário de Estado do Ambiente, no âmbito desta visita, aqui

Ainda neste dia, Hugo Pires teve também a oportunidade de visitar a Fibrenamics, no qual ficou a conhecer de perto alguns projetos de investigação e as potencialidades das fibras em diferentes domínios, com destaque para a sustentabilidade e circularidade, em conversa com o também professor da Escola de Engenharia, Raúl Fangueiro. Na visita ao PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, foi ainda possível a Hugo Pires conhecer os materiais, produtos e soluções inovadoras que esta interface se encontra a desenvolver em parceria com a indústria, e que serão fundamentais para a promoção do aumento da competitividade e resiliência de Portugal

O Secretário de Estado do Ambiente ficou, assim, mais ciente do trabalho destas interfaces da UMinho que atuam nas áreas de Engenharia, e o seu compromisso em transferir e valorizar conhecimento para o tecido empresarial, ao serviço da economia e da sociedade.