Aluno da EEUM recorre a compostos sustentáveis para a produção de Fantomas

Cláudio Coutinho, aluno do Mestrado em Biomédica – ramo de Biomateriais da EEUM, realizou o seu projeto de dissertação de mestrado no serviço de Radioterapia do IPO-Porto, no qual, sob a orientação dos investigadores da Escola de Engenharia, Vanessa Cardoso e Óscar Carvalho (CMEMS), desenvolveu novos materiais recorrendo a resíduos orgânicos/inorgânicos para a produção de fantomas que são usados para simular o corpo humano e seus órgãos, para fins de planeamento de radioterapia e controlo de qualidade.

Os fantomas de peças de Raio-X possibilitam obter imagens de raio-X de partes do corpo únicas, por diversas vezes, em diferentes posições, sem o perigo de prejudicar os pacientes.

A inovação deste trabalho passa maioritariamente pelo fato de estes materiais serem baseados em compostos sustentáveis (resíduos), o que permite uma redução financeira na produção que pode chegar a mais de 90% dos custos habituais. Os resultados obtidos após caracterização no IPO-Porto superaram as expectativas de tal forma que os investigadores encontram-se a iniciar um novo trabalho que tem como objetivo a impressão dos fantomas.

O título da tese defendida na Escola de Engenharia, no passado dia 27 de fevereiro, pelo agora mestre Claúdio Coutinho é: “Desenvolvimento de materiais sólidos para o fabrico de fantomas que mimetizem propriedades de absorção e dispersão da radiação do corpo humano quando sujeito a tratamento de radioterapia” e teve a classificação máxima: 20 valores!

A Escola de Engenharia felicita o aluno e seus orientadores, bem como toda a equipa envolvida neste projeto do Serviço de Radioterapia do IPO – Porto, nomeadamente, a Dra. Anabela Dias, Dra. Joana Lencart, Dra. Susana Gonçalves e Dr. Luís Cunha.