Verão no Campus trouxe 110 jovens à Escola de Engenharia

323 alunos do ensino secundário, oriundos do Brasil, Itália e Luxemburgo, mas também desde Caminha aos Açores,  participaram em mais uma edição do Verão no Campus, na Universidade do Minho, entre os dias 17 e 21 de julho. Os participantes foram distribuídos por 25 atividades científicas e lúdicas organizadas pelas várias Escolas e Institutos da UMinho, nos campus de Gualtar e Azurém, tendo a Escola de Engenharia recebido 110 alunos do 9º ao 12º ano.

Os alunos que nesta 15ª edição quiseram conhecer melhor as áreas de ensino da Escola de Engenharia puderam fazê-lo através de 7 atividades organizadas pelos departamentos e núcleos de alunos da EEUM, nomeadamente: “A Engenharia Química e Biológica – A Engenharia Ao Serviço Da Sociedade”, “Computação Sem Fronteiras”, “A Cidade do Futuro, já Hoje!”, “Plásticos: Os materiais do nosso Futuro”, “Das Fibras aos Têxteis Inteligentes”, “A Engenharia E Gestão Industrial: Um passo em frente na Sustentabilidade”, e “Engenharia no Futuro”.

O Verão no Campus, desenvolvido pela Universidade do Minho, pretende ser um espaço de aprendizagem para jovens alunos do ensino secundário, fomentando o espírito de trabalho em equipa, e laços de amizade e confiança mútua, através das diversas atividades pedagógicas e lúdicas levadas a cabo em ambiente universitário. O programa abrange diferentes áreas científicas, promovendo-se atividades de ensino não formal em áreas como a arquitetura, matemática, química, arqueologia, sociologia, direito, educação, engenharia, letras, entre outras.

Em todas as tarefas, os participantes são acompanhados por professores, investigadores e alunos da Universidade – os monitores ou “padrinhos UMinho”. Pretende-se que os jovens aprendam enquanto se divertem, ao mesmo tempo que descobrem a área científica que mais se enquadra nas suas preferências e aptidões.

O programa começou na segunda-feira de manhã, com sessões de apresentação em cada uma das 12 escolas/institutos que acolheram as atividades. Depois, seguiram-se as emoções dos laboratórios, os diálogos com docentes, o sentir da vida académica. No último dia, sexta-feira, a despedida foi no auditório A1 do campus de Gualtar, com uma intervenção do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, bem como da Pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, e a Presidente da Associação Académica, Margarida Isaías.