Olimpíadas de Engenharia são evento representativo da criatividade dos alunos

O evento competitivo “Olimpíadas da Engenharia” organizado pelo IEEE Uminho Student Branch ocorreu nos passados dias 6 e 7 de fevereiro, no Campus de Azurém. As Olimpíadas da Engenharia reuniram alunos das mais diversas áreas de Engenharia da Universidade do Minho, durante 2 dias, para competirem entre si e aplicarem de forma prática alguns dos seus conhecimentos.

Três desafios de temas distintos foram apresentados, e cada uma das equipas teve que resolver apenas um dos três, durante 24 horas.  As equipas presentes, formadas pelo IEEE, eram multidisciplinares, pelo que os participantes não só tiveram a oportunidade de conhecer alunos de outros cursos de engenharia, como também experienciar como diferentes engenharias se podem interligar e colaborar, refere Andreia Oliveira, da organização desta 2ª edição do evento.

Para tornar a competição mais dinâmica, foram adicionadas algumas surpresas, como por exemplo, para realizar o seu projeto os participantes tiveram de comprar com dinheiro fictício, os materiais que achassem necessários, tendo em consideração um budget imposto a cada desafio. Isto fez com que as equipas tivessem de pensar estrategicamente e criticamente para realizar o seu projeto com sucesso.

Terminadas as 24 horas, as equipas tiveram de apresentar os seus projetos finais a uma equipa de jurados, constituída por docentes dos diferentes departamentos da Escola de Engenharia. Para além da vertente competitiva, este evento contou ainda com uma feira de emprego, na qual estiveram presentes algumas empresas. Apesar de ser apenas a segunda edição do evento, verificou-se tanto por parte dos participantes, como também da equipa de jurados que o evento tem evoluído significativamente e demonstra um enorme potencial para um crescimento ainda maior.

Para Lígia Rodrigues, Presidente do Conselho Pedagógico da EEUM, este é um “evento altamente representativo das capacidades dos nossos alunos, aos mais variados níveis: desde a organização das provas, a criatividade das mesmas, a todos os aspetos logísticos que envolveram esta edição, incluindo a resolução de imprevistos. Estão todos de parabéns!”