Beatriz Oliveira e Ricardo Costa congratulam os graduados da Escola de Engenharia

No dia 21 de fevereiro a Escola de Engenharia preparou para os seus alunos uma Cerimónia de Graduação, que decorreu na nave central do campus de Azurém e que contou com a participação de Ricardo Costa e de Beatriz Oliveira, como oradores convidados.

Quase 1000 recém-graduados de licenciatura e mestrado integrado, 300 recém-graduados de mestrado e 72 recém-doutorados foram, assim, convidados a participar nesta cerimónia e partilhar o sucesso do seu percurso académico com diretores de curso, colegas, amigos e familiares.

“A ponte entre o Humano e o Artificial: o papel dos Engenheiros”, foi a temática – muito atual – que a alumna da EEUM, Beatriz Oliveira, trouxe para os recém-graduados, a par da sua história pessoal, e o percurso que a levou a fundar a sua própria empresa, após se ter licenciado na EEUM.

“Liderança Humanizada” foi o tema que Ricardo Costa selecionou para partilhar com toda a audiência da comunidade académica presente neste evento, tema também ele cada vez mais debatido e na ordem do dia.

A abrir a cerimónia, a Presidente do Conselho Pedagógico, Professora Lígia Rodrigues felicitou todos os graduados e reforçou a mensagem por si deixada no Livro de Graduação: “Chegados a esta cerimónia de graduação, importa relembrar não apenas as lições que aprenderam nos corredores e salas de aula desta universidade, mas também as amizades que construíram, os desafios que enfrentaram e as conquistas que alcançaram”, terminando a sua intervenção desejando “Que a vossa jornada como engenheiros seja longa, gratificante e repleta de realizações.”

A cerimónia contou com entrega dos prémios Almedina, atribuído ao melhor estudante da Escola de Engenharia, beneficiário de bolsa atribuída pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, que por ausência da aluna premiada, Carla Maria Leite Rebelo, aluna do curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, foi entregue pelo Vice-Presidente da EEUM Professor Raúl Fangueiro, à Presidente do Conselho Pedagógico, Professora Lígia Rodrigues, em representação da aluna.

Seguiu-se a atribuição do prémio APGEI – Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, atribuído ao melhor estudante de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, que reúna no seu currículo, para além da melhor média do curso, a melhor nota de dissertação e um relevante conjunto de atividades académicas extracurriculares. O vencedor deste prémio foi a aluna Sara Raquel Oliveira Sá, que o recebeu pelas mãos do Professor José António Sarsfield Cabral, Presidente da APGEI.

A finalizar a entrega de prémios desta cerimónia esteve a IBEROMOLDES, com o prémio atribuído ao estudante, com média superior a 14 valores, que tenha obtido a melhor avaliação nas Unidades Curriculares de Projeto de Moldes, Projeto e Qualidade em Plásticos, Unidade Integradora 7, Comportamento e Qualidade de Materiais Plásticos e Desenvolvimento de Produto com Polímeros. O prémio foi entregue ao aluno Daniel Santos da Cunha, do curso de Mestrado em Engenharia de Polímeros, pelo Eng. Gil Braz de Oliveira, em representação da empresa Iberomoldes.

Após a chamada de todos os graduados, de todos os ciclos de estudos, inscritos na cerimónia, ao palco para receberem das mãos dos diretores de curso o cartão de acesso ao Livro de Graduação 2022/2023, a sessão foi encerrada pelo Presidente da Escola de Engenharia, Professor Pedro Arezes que relembrou aos graduados que: “Hoje passam a ser Alumni e permanecerão sempre, de alguma forma, ligados a esta Escola.  Esperamos que esse sentimento de pertença seja claro para vocês e que não deixem de se sentir acompanhados pela Escola de Engenharia onde quer que o destino vos conduza.”

A comunidade da Escola de Engenharia pretende que todos os graduados saibam que podem continuar a contar com a EEUM no vosso futuro e, acima de tudo, tenham orgulho da instituição que vos formou!

Reveja a cerimónia e aceda ao Livro de Graduação 2022/2023 aqui: https://www.engium.uminho.pt/graduacao/grad2023/

____________________

Beatriz Oliveira é fundadora e CEO da BindTuning, Microsoft Regional Director e speaker. Foi durante 4 anos presidente do IAMCP e Microsoft MVP. Formou-se em Engenharia de Sistemas e Informática na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e concluiu o mestrado em Comunicação e Design no IADE.

Ricardo Costa é CEO do Grupo Bernardo da Costa, Cônsul Honorário do Kosovo e Board Advisor do KuantoKusta. É administrador de várias empresas e presidente da direção da AEMINHO – Associação Empresarial do Minho, presidente da Assembleia Geral da APSEI – Associação Portuguesa de Segurança e do Virar a Página – Cantina Solidária, sendo ainda membro de conselhos de várias instituições, de diversa índole, da região. É Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade Lusíada de V. N. Famalicão e titular de um MBA Internacional realizado na Católica Porto Business School.