fbpx

Pint of Science Braga e Guimarães conta com 8 investigadores da EEUM

Programas de Braga e Guimarães decorrem online de 17 a 19 de maio

O festival anual “Pint of Science” regressa nos dias 17, 18 e 19 de maio a Portugal, com 90 cientistas a apresentarem de modo simples e acessível os seus projetos à sociedade. A iniciativa tem sessões às 19h00, 20h00 e 21h00 de cada dia nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Aveiro e, em estreia, Coimbra e Viseu, mas face à pandemia decorrem sobretudo online.

Esta edição tem os temas ”Ter muita lata”, “O nosso mundo” e “Chatear Camões”, abordando por exemplo os recursos hídricos, a bioenergia, os incêndios, a gestação humana, a inteligência artificial, o terrorismo, a saúde mental e a engenharia de tecidos. As sessões são no facebook do Pint of Science Braga e na plataforma digital Nooks para o programa do Pint of Science Guimarães, com várias salas em simultâneo ao dispor.

Na segunda-feira intervém Andreia Salvador do Centro de Engenharia Biológica, no tema “O nosso Mundo”, com “As duas faces da sustentabilidade”, pelas 19h00, no programa de Braga. Já no programa de Guimarães, sobe ao palco Fernando Ribeiro, do Centro ALGORITMI, às 20h00, em “Porque é que os robôs ainda não dominam o mundo?” juntamente com Micael Gonçalves (spin-off GenSys, com origem na EEUM), sob o tema “Ter muita lata”.

Na terça-feira é a vez de Henrique Santos, do Centro ALGORITMI, e Cândida Vilarinho, do Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos (MEtRICs), intervirem em “Cidades e Resíduos” sob o tema “Ter muita lata”, pelas 19h00, no programa de Guimarães.

Na quarta-feira, pelas 19h00, estará Filomena Costa do Centro de Engenharia Biológica, no tema “O nosso mundo” com “Reabilitar o Amanhã”. Pelas 20h00, no programa de Guimarães, será a vez de Susana Catarino e Óscar Neves, do Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS) intervirem em “Quando a medicina e a engenharia fazem match”, no tema “Ter muita lata”. Por fim, pelas 21h00, estará Miguel Costa do Centro ALGORITMI, com “Inteligência Artificial”, no programa de Braga.

Pint of Science” é uma associação sem fins lucrativos, cujo conceito nasceu em 2012 por dois neurocientistas do Imperial College (Reino Unido). O festival estreou-se em Portugal em 2018, chegando a Braga em 2019 e a Guimarães em 2020, tendo nestas cidades a coorganização de membros da UMinho. Devido à pandemia, o programa passou dos bares para o meio online, mas o objetivo mantém-se: promover o conhecimento e a discussão científica de forma clara para todos, explica Maria Antónia Silva, da organização local e investigadora na Escola de Ciências da UMinho.

Programa completo pode ser visualizado aqui