EEUM é a Escola mais representada nos eleitos aos Prémios Desportivos

No passado dia 11 janeiro, a Universidade do Minho entregou os Prémios de Mérito Desportivo a 101 estudantes, numa cerimónia que teve lugar no Restaurante Panorâmico da UMinho, no Campus de Gualtar, em Braga. A universidade premeia assim, uma vez mais, os estudantes que conjugaram a excelência desportiva com o sucesso académico em 2018/2019. Ao todo serão distinguidos, com os Prémios de Mérito Desportivo, 101 estudantes atletas que obtiveram resultados de excelência em 12 modalidades. O Futsal e o Futebol de 11 foram as modalidades com mais premiados.

Este foi, sobretudo, um momento de homenagem aos estudantes atletas que, a título individual ou coletivo, conseguiram lugares de pódio nos Campeonatos Internacionais Universitários ou se sagraram Campeões Nacionais Universitários e que, ao mesmo tempo, obtiveram aproveitamento a mais de 50% dos créditos no respetivo ano académico.

Os 101 estudantes premiados receberam a bolsa e os respetivos certificados que atestam a sua excelência na vertente desportiva e académica. Estes surgiram de 42 cursos da UMinho, sendo que as escolas mais representadas nos eleitos deste ano são a Escola de Engenharia (52), a Escola de Ciências (16) e a Escola de Economia e Gestão (12).

O Futsal, cuja equipa feminina foi campeã nacional e a equipa masculina obteve o bronze no Europeu Universitário disputado em Braga, foi a modalidade que viu mais atletas eleitos para receber o prémio (24). Na segunda posição ficou a modalidade de Futebol de 11 com 16 atletas e na terceira posição ficaram as modalidades de Andebol e Hóquei em Patins com 12 premiados. Destes 101 estudantes que foram distinguidos, 27 são do sexo feminino e 74 são do sexo masculino.

A sessão contou com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Administrador dos Serviços de Acção Social, António Paisana, do Presidente da Associação Académica, Rui Oliveira, do Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto da Assembleia da República, Firmino Marques, da Vice Presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, do Vice Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Alexandre Gencer, da Diretora da Confederação do Desporto de Portugal, Filipa Godinho, entre outros responsáveis universitários, políticos e desportivos locais e nacionais.