Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira atribuído a projeto que teve consultoria do Departamento Engenharia Civil

O Hotel Rural Casa do Rio, projeto do arquiteto Francisco Vieira de Campos para a Quinta do Vallado, construído pela empresa Rusticasa, venceu o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2019.

Este projeto contou com a consultoria do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, nomeadamente pela área de Estruturas de Madeira, por intermédio do Professor Jorge Branco que colaborou no desenvolvimento de algumas soluções inovadoras aplicadas na construção desta obra.

O projeto foi considerado o melhor por um júri presidido por Nuno Martins Melo, vencedor da última edição do PNAM, em 2017, com “Os Passadiços do Paiva”. Havia oito obras finalistas das 17 selecionadas por todo o país e ilhas.

A unidade hoteleira tem apenas seis quartos, mas localiza-se estrategicamente entre as vinhas e o rio Douro, tendo sido construída totalmente em madeira e suspensa sob uma linha de água onde ainda existe um antigo pomar de laranjeiras.

Mais informações acerca do prémio em https://pnam.pt/pnam19/ e do projeto em https://rusticasa.com/pt/premio-nacional-de-arquitetura-em-madeira-pnam19/

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *