Adaptação de Brinquedos Eletrónicos para Crianças com Necessidades Especiais

O Grupo de Robótica da Escola de Engenharia da UMinho adapta, desde 2006, brinquedos eletrónicos durante uma semana da época natalícia, para que possam ser usados por crianças com necessidades educativas especiais, que precisam de brinquedos tradicionais adaptados às suas necessidades e, por este motivo, tem um valor alto no mercado.

Em 2019, o Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho ficou aberto de 9 a 13 de dezembro para concretizar a iniciativa, numa parceria com a Saluslive (lida com crianças especiais), UMinho, botnroll.com (fornece componentes eletrónicos) e Sociedade Martins Sarmento, que cedeu o seu espaço para adaptar brinquedos no dia 11, permitindo a mais público ver os trabalhos a decorrer.

As adaptações são realizadas por alunos e docentes do Departamento de Eletrónica Industrial e os brinquedos são depois entregues em instituições que acolhem as crianças especiais em várias localidades do Minho. Embora a adaptação seja diferente em cada brinquedo, o grau de complexidade e o tempo pode variar. Mas isso não demove alunos e docentes, num espírito de voluntariado, entrega e dedicação pela causa, acompanhado de um espírito natalício de brincadeira e alegria, transformar os sonhos em alegrias.